Internado em estado muito grave desde 13 de Dezembro último, o antigo Presidente da República, Mário Soares, morreu este sábado a meio da tarde no hospital da Cruz Vermelha.
Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi co-fundador do Partido Socialista (1973). A carreira política inicia-se nos grupos de oposição ao Estado Novo, actividades que levariam o governo de Salazar a deportá-lo para São Tomé, onde permaneceu até o governo de Marcello Caetano lhe permitir o exílio em França.
No processo de transição democrática subsequente ao 25 de abril de 1974 afirma-se como líder partidário no campo democrático, sendo ainda Ministro de alguns dos governos provisórios. Em seguida foi Primeiro-Ministro dos I, II e IX governos constitucionais, acompanhando o processo de construção de políticas sociais pré-adesão à Comunidade Europeia.
Foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1986 e 1996. Foi eleito pela primeira vez Presidente da República, à segunda volta, em Fevereiro de 1986, com mais de três milhões de votos. Em 1991 foi reeleito com mais de 70% dos votos.
Mário Soares visitou Macau diversas vezes enquanto presidente da República. A primeira viagem aconteceu entre 28 de Fevereiro e 5 de Março de 1989. A segunda visita oficial foi de 29 a 31 de Outubro de 1993. Regressaria em Abril e Novembro de 1995 (Macau e China) e ainda em 1997. No território um troço da antiga av. Oliveira Salazar (mais tarde denominada av. da Amizade) receberia o seu nome.
Registo fotográfico de uma visita a Macau em 1980
Sem comentários:
Enviar um comentário