segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Hong Bao/Lai Si/ Lai See: uma tradição milenar

Com a chegada do Ano Novo Lunar - este ano o Ano do Galo a partir da Lua Nova do dia 28 de Janeiro - chega também um das tradições mais antigas da China: a doação de envelopes vermelhos para familiares, amigos e funcionários com dinheiro no seu interior.
São denominados em mandarim como 'hong bao' (envelopes vermelhos), em cantonense como 'lai see' (sendo útil), e em português como lai si. Os pequenos envelopes vermelhos, com as mais diversas ilustrações, representam um gesto de agradecimento, amizade e reconhecimento.
Os envelopes vermelhos (Lai Si) são utilizados nesta época para oferecer dinheiro; a tradição diz que os mais velhos devem oferecer aos mais novos, os patrões aos empregados, os pais aos filhos, os casados aos solteiros, etc... Uma das origens históricas deste ritual remete para o pagamento a compensação de dívidas antes de iniciar o novo ano.
Não há um valor indicativo para quanto se oferece e, claro, varia de acordo com as épocas. O ritual é em tudo semelhante às ofertas de prendas no Natal no mundo ocidental, sendo que neste caso evidencia-se o sentido prático do povo chinês que considera que assim o destinatário do lai si saberá melhor o que fazer com o dinheiro recebido.
Existem muitas explicações sobre as origens desta tradição. A mais amplamente aceite remonta à dinastia Qin (221-206 aC) quando os idosos atavam moedas numa corda vermelha, chamada 'ya sui qian', que significa 'para repelir a velhice'. Depois dos monges chineses inventarem a impressão no século IX dC as moedas foram substituídas por envelopes vermelhos, a cor que na cultura chinesa é considerada a mais auspiciosa.
São várias as interpretações sobre quem deve dar e, naturalmente, quem recebe. Por norma a oferta é feita, pelos casados e mais dotados financeiramente, aos familiares directos, em especial às crianças, solteiros ou idosos. Também é costume a oferta ser feita pelos superiores hierárquicos aos subordinados como forma de reconhecimento pela dedicação ao trabalho. Ao nível laboral, também é costume a partilha de lai si's entre colegas de profissão. Outro aspecto muito praticado na China e em Macau é os clientes oferecerem envelopes com dinheiro aos funcionários de lojas ou restaurantes que costumam frequentar, bem como aos profissionais que lhes prestam serviços, directa ou indirectamente, e que por norma recebem salários mais baixos: empregadas domésticas, motoristas, etc... Em suma, é entendido como um reconhecimento e a valorização dos serviços bem-prestados.
PS: a oferta de lai si's também é muito habitual nos casamentos, ganhando neste caso contornos, leia-se valores, muito diferentes...

Sem comentários:

Enviar um comentário