segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Lei Seng Chong: 1926-2015

Lei Seng Chong, fundador e presidente do jornal Ou Mun Iat Pou, o diário de maior tiragem de Macau, morreu na passada quarta-feira, com 90 anos. Além de director do jornal pró-Pequim, Lei Seng Chong foi presidente do Grupo de Média e Cultura de Macau, vice-presidente da 1.ª e 2.ª Comissão para a Lei Básica de Macau do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional, tendo ainda integrado a Comissão de Redaçcão da Lei Básica de Macau.
Nascido em 1926 na vizinha província continental de Cantão, o antigo director do jornal Ou Mun integrou com tenra idade as forças de resistência à ocupação japonesa, tendo integrado um dos pelotões que mais se notabilizaram no combate às tropas nipónicas, o pelotão de Dongjiang.
Depois do final da guerra, Lei Seng Chong radicou-se em Macau, onde se distinguiu na defesa dos valores defendidos pelas forças comunistas de Mao Zedong. No território, Lei abriu uma livraria, encarregando-se da venda de publicações ditas patrióticas. Em 1958, em conjunto com um grupo de amigos, fundou o jornal Ou Mun, ocupando primeiro o lugar de editor chefe e depois o estatuto de director. Ainda em 2011 morreu um outro fundador do jornal. 
Com um conhecimento profundo da literatura e da cultura chinesa, Lei foi presidente do jornal Ou Mun, liderou o Grupo de Média e Cultural de Macau e ocupou cargos de direcção em algumas das mais influentes associações do território e do Continente. Em Macau, presidiu a título honorário à Associação dos Escritores de Macau e à Associação dos Trabalhadores da Imprensa do Território. Na República Popular da China foi vogal da União dos Artistas e Literatos ocupando funções semelhantes na Associação dos Escritores da China.
O ex-director do Ou Mun foi representante da província de Cantão no 7.º Congresso Nacional Popular, tendo ainda representado a Região Administrativa Especial de Macau na 8.ª e 9.ª Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, bem como à nona edição do Congresso Nacional Popular.Foi distinguido em 2009 com as medalhas de honra do Lótus e do Grande Lótus pelo contributo dado para o desenvolvimento de Macau ao longo de mais de meio século. 

Sem comentários:

Enviar um comentário