sábado, 18 de outubro de 2014

Manuel da Fonseca Moreira: 1925-2014

O padre Manuel da Fonseca Moreira, antigo pároco da igreja de São Lourenço e director do jornal O Clarim entre 1983 e 1985 e  faleceu no passado dia 12 de Outubro, em Fátima, aos 88 anos de idade. Nascido em Santa Eufémia (Leiria) a 20 de Outubro de 1925, o padre Moreira entrou em 1939 para o Seminário de Leiria, transitando posteriormente para o Seminário de Macau, onde terminou o curso de Filosofia-Teologia e foi ordenado presbítero tendo desempenhado  várias missões pastorais: pároco e vigário episcopal para a comunidade.
Em 1987 foi para a Diocese de Leiria-Fátima, onde durante um ano foi capelão do Santuário de Fátima. De 1988 até 2001 foi Pároco do Arrabal. Durante este tempo desempenhou ainda as funções de Assistente Espiritual da Cúria Diocesana da Legião de Maria e foi membro da Equipa Sacerdotal dos Cursos de Cristandade. Em 2001, por motivos de saúde, deixou a responsabilidade paroquial e passou a auxiliar o Pároco dos Marrazes como Vigário Paroquial, até 2008, ano em que passou a residir na Casa Diocesana do Clero, onde morreu.
Foi uma figura muita estimada nos anos em que viveu em Macau. Na década de 1980 era também o responsável pelo "Encontro", o Boletim Interparoquial (mensal) de comunidade portuguesa.
Foto de grupo em 1987 frente à igreja de Santo António

1 comentário:

  1. é um trabalho espetacular que este blogue produz!
    a história de Portugal é muito esquecida, escondida, e/ou politizada
    e na maior parte das vezes quando se toca nas historias dos antigos territórios portugueses, é um sem fim de queixumes ou que se trata de "nostalgia de colonialista" ou "apoio a comunistas" ou de "traidores da pátria" , enfim um amalgama que não ajuda e dificulta quem queira interessar-se pelas coisas e pelas pessoas, assim se perde muito conhecimento!
    como se diz em França, cuspimos na própria sopa (on crache dans sa soupe)
    bom fim de semana
    cumprimentos da Angela

    ResponderEliminar