"Tjibadak": neste viajou Danilo Barreiros quando em 1940 foi o responsável da delegação de Macau à Exposição do Mundo Português.
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Rota do "Sibajak" |
Desde meados da década de 1920 e até ao romper da 2ª Guerra Mundial as viagens até ao Oriente faziam-se essencialmente por via marítima - ver mapa. Ir de Lisboa a Macau demorava cerca de dois meses. As velocidades rondavam as 13 milhas/hora.
Os países com possessões naquelas paragens detinham as empresas de navegação com os paquetes a vapor: Holanda, França e Reino Unido, em especial (Lloyd, P&O, etc). Portugal teve, de forma intermitente a sua carreira de paquetes civis, a partir da década de 1950. O transporte de militares não se inclui nesta análise (existem outros post's sobre o tema).
Os navios terminavam a viagem não em Macau - que não tinha porto de águas profundas com condições para 'acolher' navios de grande calado - mas em Hong Kong, ou até antes, na Batavia, por exemplo (actual Jacarta), e aí os passageiros apanhavam outro barco.
Os países com possessões naquelas paragens detinham as empresas de navegação com os paquetes a vapor: Holanda, França e Reino Unido, em especial (Lloyd, P&O, etc). Portugal teve, de forma intermitente a sua carreira de paquetes civis, a partir da década de 1950. O transporte de militares não se inclui nesta análise (existem outros post's sobre o tema).
Publicidade dos anos 40 do século XX embora a agência A.A. de Mello já se dedicasse ao negócios desde 1840 |
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