Uma ideia muito antiga que deus os primeiros passos na década de 1960 e só seria concretizada em meados da década de 1990. A obra marcaria pela negativa o mandato do governador Carlos Melancia (1987-1990), que abandonou o cargo em 1990, entre alegações de corrupção passiva no processo de lançamento do projeto do aeroporto de Macau, no que ficou conhecido como o "caso do fax", tendo sido ilibado de todas as acusações em 2002.
A pista de aterragem e descolagem foi construída numa faixa conquistada ao mar, adjacente à ilha de Taipa (sendo também dinamitada parte da Ponta da Cabrita), onde o terminal principal e o controle de tráfego aéreo estão localizados. A pista tem 3360 metros de comprimento e 45 m. de largura. Começou a operar em Novembro e foi inaugurado em Dezembro de 1995.
Foi um dos grandes empreendimentos erguidos na última década de administração portuguesa do território. No primeiro ano de actividade registou um movimento de 2,5 milhões de passageiros e 160 mil toneladas de carga. A infraestrutura é gerida pela CAM (Sociedade do Aeroporto Internacional de Macau S.A.R.L.), empresa privada fundada no dia 18 de Janeiro de 1989.
Sem comentários:
Enviar um comentário