O riquexó surgiu em Macau durante o reinado do Imperador Guangxu da Dinastia Qing. Inventado no Japão, era conhecido como um meio de transporte tipicamente Oriental, ou jerinxá derivando da fonética Japonesa, e foi o principal meio de transporte em Macau durante os anos quarenta. Não era considerado um bem exclusivo das famílias endinheiradas, pois também servia como meio de transporte de mercadorias.
Os riquexós foram substituídos pelos triciclos, ainda utilizados em Macau desde a sua introdução nos anos cinquenta. Permanecem como uma da forma de deslocação vocacionada para o turismo da cidade.
Condutores de riquexó esperando pelo clientes - Foto de José Neves Catela (1924-1941)
As bicicletas foram muito utilizadas em Macau durante décadas. Além de ser um meio de transporte pessoal e para entrega de bens nas lojas, as bicicletas eram utilizadas pelos serviços governamentais como forma de transporte, existia mesmo uma equipa de ciclistas para o serviço postal. Uma outra função das bicicletas era transportar passageiros no assento de trás, sendo que o preço da viagem dependia da distância percorrida. Andar de bicicleta também foi considerada uma actividade popular colectiva entre os estudantes locais, que alugavam bicicletas para passeios nas ilhas.
Passeio à Chuva - Foto de Lei Chio Vang -Década de 1970
Nos anos sessenta, existiam em Macau apenas 181 motorizadas. Após o aumento populacional, os transportes públicos tornaram-se insuficientes para satisfazer as necessidades, pelo que as pessoas compraram motorizadas para se deslocarem na cidade. No final de Novembro de 2009 existiam em Macau 102 mil motorizadas.
No início do século XX, os automóveis foram introduzidos em Macau e pertenciam exclusivamente a altos funcionários do governo e famílias endinheiradas. Desde os anos setenta e oitenta, após um forte desenvolvimento económico, mais residentes melhoraram as suas possibilidades económicas e conseguiram adquirir carros. Juntamente a um grande número de veículos comerciais, como os táxis, o total de automóveis em Macau nos finais de Novembro de 2009 era de 86 mil e quinhentos.
Hac Sa - Coloane - foto de Ou Ping - Década 1970
Desde o início dos serviços de transportes públicos, em 1925, que o autocarro tem sido o único meio de transporte colectivo em Macau. Nos anos setenta, os autocarros de dois andares foram utilizados como forma de transporte entre a Taipa e Coloane, mas depressa foram suspensos.
Fotos de Lei Chio Vang - década 1980
Década 1970
Texto e fotos do Museu de Arte de Macau a propósito da mostra "Fluxos de Mudança: imagens antigas da paisagem urbana ao longo do traçado do metro de Macau" (2010).
Desse molhe de outros que havia estou bem recordado, à noite era o refugio dos casalinhos enamorados, e também uma porta de entrada dos imigrantes ilegais II's, esse pr]edio que se pode ver à direita do hotel casino Lisboa é onde vivo actualmente, ou seja desde 1992.
ResponderEliminarExistem ainda dois molhes que fazem a balizagem e protecção do Terminal Marítimo, o outro qie é afinal o prolongamento deste na zona nordeste é onde existiam as tais barracas de banho.
Um abraço amigo