sexta-feira, 2 de abril de 2010

Guarita na Taipa

A propósito de um post recentemente colocado, António Cambeta - pessoa muito atenta aqui ao Blog e cujos comentários são sempre enriquecedores - enviou-me uma fotografia de uma antiga guarida localizada na Taipa e que até ao final da década de 1980 era utilizada pela PMF. Se a memória não me atraiçoa por aquela zona chegaram milhares de refugiados vietnamitas... precisamente nessa década.
Para saber mais sobre o tema deverá consultar este post
Quando eu trabalhei pela primeira vez no Terminal Maritimo, isto nos anos 60 e tais esse local era assim e assim esteve por vários anos, eu fui Chefe do Sector da Areia Preta, e nessa altura para ir para a Estrada Marginal do Hipodromo, onde se encontrava a guarita que me servia de escritório, tinha que dar a volta pela Areia Preta.
Nessa Estrada Marginal do Hipódromo existia um Fortim mesmo na curva, cuja estrada ia dar às Porta do Cerco, era um dos locais mais utilizado pelos imigrantes vindos a nado da China. Onde era a Doca dos Holandeses, havia uma guarita em estilo mourisco, mas o que lá resta ainda é um deposito de água das Obras Publicas, muito giro, mas já nesse tempo para nada servia, o meu amigo Luís Manuel Trabuco tirou uma foto do local.
Eu fui lá várias vezes e já não consegui reconhecer o local que me servia de base de trabalho, hoje em dia o Bairro Iao Hon. - António Cambeta

Sem comentários:

Enviar um comentário