| Echo Macaense: 12 Setembro 1893 |
O professor Sers.
Este cavalheiro fez na noite de domingo último, a exhibição d'um apparelho phonographico no theatro D. Pedro V, offerecendo ao publico de Macau occasião de ver e apreciar de perto uma das mais importantes invenções de Edison.
O professor Sers foi convidado para casa da sra. Condessa de Senna Fernandes, aonde levou o phonographo.
Pretende exhibir o apparelho no Club china, se lhe pagarem o que exige.
Acha-se hospedado no hotel do Hengkee, e dizem que parte amanhã para Hongkong.
Inventado em 1877 por Thomas Edison, o fonógrafo/gramofone teve na década de 1890 uma produção mais consistente e melhorias técnicas. Curiosamente foi também em 1893 que a invenção chegou a Portugal registando-se com a abertura do "Salão do Phonógrapho" em Lisboa (Av. da Liberdade) em Novembro desse ano. Por 200 réis podia ouvir-se música durante 25 minutos.
Notas:
A condessa era D. Ana Teresa Vieira Ribeiro de Senna Fernandes: Nascida em Macau em 17 de Junho de 1846, casou-se em 1862 com Bernardino de Senna Fernandes e tornou-se Condessa, falecendo em Macau a 4 de Fevereiro de 1929. Vivia no nº 73 da Rua da Praia Grande.
Também na Rua da Praia Grande, e perto da residência referida (nº 65 na década de 1890 e posterior nos números 101 e 103), ficava o Hotel Hengkee / Hing Kee, propriedade de Peter (Pedro) Hing Kee.
Sem comentários:
Enviar um comentário