No "Boletim Official do Governo de Macao" de 31 de Outubro de 1838 pode ler-se na "Parte Official" a circular do governador sobre a celebração do "Anniversario Natalício do Sr. D. Fernando" bem como uma 'notícia' sobre as referidas celebrações.
CIRCULAR
Sendo o dia 29 do corrente o Anniversario Natalicio de SUA MAGESTADE o Senhor D. FERNANDO, AUGUSTO Espozo de Nossa Adornada RAINHA, determina o Illmo. Senhor Governador que seja solemnizado nesta Cidade da maneira Seguinte.
O toque d' Alvorada será feito segundo o costume pela Musica do Batalhão PRINCIPE REGENTE, assim mesmo o de recolher. Todas as Fortalesas desta Cidade conservarão as suas Bandeiras içadas desde o nascer do Sol ate o seu occaso, e no meio dia os de S. Paulo do Monte, S. Francisco, e Forte de S. Pedro darão huma Salva de 21 tiros. — O Serviço será feito de grande uniforme.
Nam podendo a Curvetta d' Guerra Infanta Regente surta dentro do Porto faser neste dia a Salva do costume em consequencia de achar-se ainda em fabrico, o Sr. Commandante d'esta Curvetta afarà embandeirar do modo possivel, e ordenará outras demonstrações que forem compativeis com o estado de trabalho em que está a sua Guarnicam.
Quartel do Governo em Macáo 27 de Outubro de 1838.
João Rodrigues da Costa Caminha.
1º. Tenente Ajudante das Ordens Interino.
Assinada pelo "redactor" do Boletim foi esta a descrição dos eventos:
A madrogada de Segunda feira 29 do corrente foi nos annunciada por hum continuo rasgão de Alvorada, tocado pela Musica do Batalhão PRINCIPE REGENTE, que transitou o caminho da Praia Grande, sobre hum e outro lado, da residencia do Governo, e foi terminar no Quartel de Santo Agostinho. Quando o Sol vinha nascendo e a penas dourando os picos das montanhas, appareceram estantaneamente todas as Fortalesas com suas bandeiras içadas, e no mesmo momento a Curvetta de Guerra Infanta Regente gostosamente embandeirada tem-se destinado a sua Lancha armada á Escuna, e corrida de Bacamartes e huma peça de rodizio á Proa, da mesma maneira embandeirada: Tambem embanderou o Navio Angelica, e Tranquillidade, e todos os mais, bem como as outras embarcaçoens que se acham surtos neste Porto. Nacionaes e Estrangeiros, içaram suas bandeiras; e outro Britannico embandeirou. Ao 1º. signal do meio dia começou a salvar o Forte de Sam Pedro, Fortalesa do Monte e a de Sam Francisco, e a supra mencionada Lancha; a Curvetta de Guerra Ingleza que se achava no Largo da Barra fora de alcance tambem embandeirou e pela huma hora da tarde salvou com 21 Tiros, ao que deu lugar o Anniversario Natalicio de SUA MAGESTADE o Senhor D. FERNANDO, como logo constou pela noticia da Circular abaixo transcripta, e desta maneira por tam plausivel motivo, tiveram os moderados e fiéis habitantes desta Cidade hum completo dia de jubilo."
Sem comentários:
Enviar um comentário