sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Placas da Rua da Emenda

As imagens mostram duas placas toponímicas. A mais recente é feita de azulejos. A mais antiga é de cimento. Para além da diferença dos materiais de construção, estas placas têm outras curiosidades...
O caractere mais à direita significa "Rua"
Nesta placa, mais antiga, a leitura dos caracteres chineses faz-se da direita para a esquerda; assim o caractere que significa "Rua" está à esquerda. O caractere da direita significa justiça/rectidão. Neste caso, e nem sempre acontece, o nome em português e chinês têm o mesmo significado.
Num artigo da autoria de João Guedes publicado no JTM a 14.6.2011 pode ler-se:
"A mudança de regime* levou também a que alguns anos depois a antiga “Rua do Asilo”, rebaptizada de “Eduardo Marques” (último governador monárquico de Macau) tivesse sido mais uma vez alterada. Para os republicanos aquele era um nome a obliterar, embora acima das disputas ideológicas da Metrópole devesse estar em consideração a figura de um governador de uma colónia longínqua, que, justa ou injustamente, é que deveria escolher quem deveria figurar na toponímia local. Neste caso o consenso ocorreu e conduziu a uma conclusão. A edilidade decidiu dividir a via em partes iguais; uma manteve a designação monárquica de Eduardo Marques, a outra passou a designar-se rua da Emenda (!...). Bom acordo e boa saída para o impasse!..."
* implantação da República

Sem comentários:

Enviar um comentário