quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Várias versões de uma pintura

Para o post de hoje selecionei uma pintura com uma vista da baía da Praia Grande nma perspectiva de Norte para Sul. A colina da Penha está à esquerda, a Sé ao centro, as fortalezas do Monte e da Guia à direita
Sem estar assinada os peritos atribuem como mais provável a autoria aos estúdios de Tingqua (tb conhecido por Guan Lianchang, n. 1809) ou de Lamqua, pintores chineses activos em meados do século 19 e dos mais reconhecidos na época. Tingqua era o irmão mais novo de Lamqua.
Quando se refere estúdios, estamos perante o facto de após uma obra ser produzida era copiada inúmeras vezes por diferentes pintores empregados nos ditos estúdios, localizado sobretudo em Hong Kong e Cantão embora também haja registo de ter havido em Macau ainda que de menor importância.
Neste caso estamos perante um dos motivos mais requisitados pelos comerciantes estrangeiros para levarem para casa como recordação da passagem pela Ásia: pinturas de cidades portuárias como Macau, Cantão, Hong Kong, Whampoa (um ancoradouro junto a Cantão), Xangai, etc...
Está assim explicado porque motivo existem pinturas que à primeira vista até parecem iguais, mas um olhar mais atento permite identificar algumas diferenças. No caso em análise, veja-se as bandeiras, as embarcações (a principal é o navio de pás a vapor) e as figuras humanas... 
Os elementos presentes nas pinturas permitem afirmar que foi feita entre 1850 e 1860.


Testemunho publicado em 1858 e que associa o nome de Lamqua a Macau:
"Some of the best shops of Shanghai city open upon the tea gardens; some resound with the buzz of imprisoned insects and the song of caged birds; there are 'curio' shops, where are to be seen antiquities of dynasties long anterior to the Christian era, carefully wrought by living hands; there are caricatures of the English barbarians, one of which I cannot refrain from buying; there are carvings in bamboo, very inferior to Canton; there are shops for fans and embroideries and silks, decidedly inferior to Ningpo. 
There is also the studio of a portrait painter, not probably a dangerous rival to Lamqua, of Macao. There is loud talking in that studio. A Yankee captain is inspecting a portrait of himself which has been painted at a contract price of some twenty dollars."
Excerto de " China, 'The Times' special correspondence from China in 1857-58. With corrections and additions", George Wingrove Cooke, 1858

Outro testemunho, este de 1844:
"One day at Macao I asked Lamqua, a well known and deservedly famous portrait painter, why he did not move over to Hong Kong where he would get so much employment. His answer was: 'No proper that all bad Chinamen there'."

Sem comentários:

Enviar um comentário