Em cima a capa de uma edição de 1906 (a segunda) de um guia e horários da The Hong Kong, Canton and Macao Steamboat Company Ltd.
O "Honam", a jóia da frota da empresa, é o destaque da ilustração
Apesar de já possuírem electricidade a bordo as viagens eram feitas apenas durante o dia.Em baixo o bilhete nº 16214 de Primeira Classe emitido em Hong Kong a 20 de Agosto de 1911 para uma viagem entre Cantão e Hong Kong assegurada pelo "Honam" da empresa "The Hong Kong, Canton & Macao Steamboat Company Limited".
Está passado em nome de um senhor Poland que tem lugar no Saloon. O preço - viagem apenas de ida - é de 6$ e as refeições não estão incluídas (custavam cerca de 1,5 dólares cada).
No verso do bilhete estavam expostas as condições da venda. Entre outras, o bilhete era pessoal e intransmissível, tinha uma validade de 10 dias, não permitia aos passageiros dormirem a bordo enquanto a embarcação estava atracada nos portos. Para o efeito era obrigatório solicitar autorização ao comandante do navio e quando concedida implicava o pagamento adicional de 3$ por cada noite.
Nota: o preço da viagem entre Macau e Hong Kong (apenas ida ou apenas volta) era sensivelmente metade do valor da ligação entre Hong Kong e Cantão.
Sem comentários:
Enviar um comentário