in "O Commercio", Porto, 30 de Janeiro de 1855
A 'notícia' relativa a acontecimentos ocorridos no final de 1854 - na verdade é um relatório oficial - diz respeito a uma acção conjunta de Portugal, Inglaterra e América contra os piratas.
A lorcha de guerra (seis peças) Amazona esteve ao serviço de Macau entre 1854 e 1874, sendo que desde pelo menos 1866 estava atracada no Porto Interior e servia de quartel do Corpo de Polícia de Mar. Terá depois servido nos rios de Moçambique.
As lorchas foram concebidas e construídas pela primeira vez em Macau no início do século XIX. Incorporavam características das embarcações à vela europeias (principalmente portuguesas) e chinesas, e eram feitas de madeira de teca e cânfora. Facilmente manobráveis, eram embarcações velozes sendo mais rápidas que os juncos chineses. Armadas com canhões leves, as lorchas passaram a ser contratadas como escoltas armadas, para escoltar frotas de juncos mercantis de porto em porto, quando a pirataria assumiu graves proporções na costa da China. Tinham geralmente cerca de 100 toneladas de peso bruto, mas as maiores ultrapassavam 150 toneladas e as menores tinham menos de 50 toneladas. O armamento consistia em cerca de 20 canhões no caso dos navios maiores, enquanto a tripulação era geralmente abastecida com mosquetes. Relatos da época referem que as lorchas eram pitorescas e pintadas de cores alegres.
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