As marcas/carimbos da porcelana chinesa são um tema complexo e não é essa vertente que pretendo abordar neste post. Apenas e só referir a razão pela qual em muitos dos produtos surgem impressas expressões como "Made in Macau(o)" ou "Fabricado em Macau", quando na verdade não existiram fábricas de porcelana em Macau.
O fabrico da porcelana na China - em especial no sudeste do país - é muito antigo e os produtos começam a chegar à Europa depois do estabelecimento de Macau em 1557.
Vejamos então as origens do "Made in Macau" em algumas peças de porcelana.
As dita peças chegavam a Macau já feitas (sobretudo de Jingdezhen, na província de Jiangxi) e no território eram decoradas/esmaltadas - pintadas à mão - dando origem a uma indústria de da porcelana policromada que chegou a ocupar o quinto lugar entre as exportações industriais de Macau.
A primeira produção de porcelana policromada em Macau começou em 1950 e cresceu bastante depressa, passando dos 5 milhões de patacas por ano na década de 1960 aos 26 milhões de patacas em 1979. Em Hong Kong também existiam destas indústrias mas o aumento do preço do imobiliário levou a uma transferência para Macau. Em 1981 Macau tinha mais de 40 fábricas de porcelana policromada, empregando um total de cerca de 2.000 pessoas.
De 1980 a 1986 a exportação de porcelana "fabricada em Macau" teve crescimentos na ordem dos 20%. A partir da década de 1990 muitas das indústrias encerraram - as exportações de Macau cairam mais de 40% - sendo este tipo de manufactura transferido para a China continental.
Boa tarde, o seu blog ainda está activo.
ResponderEliminarTenho umas dúvidas
deverá usar o contacto macauantigo@gmail.com
Eliminar