Macau tornou-se um local popular para os filmes de Hollywood na década de 1950. E as personagens 'chegavam' ao território - como a maioria dos turistas naqueles dias - de embarcação a vapor oriundos de Hong Kong.
Robert Mitchum e Jane Russell, graças aos efeitos especiais, “chegaram” a bordo do SS Takshing precisamente no filme intitulado "Macao", de 1952.
Em 1959, Ian Fleming, o criador de James Bond, viajou para Macau a bordo do Takshing. No seu diário escreveu: “one of the three famous ferries that do the Macao run every day. These ferries are not the broken-down, smoke-billowing rattletraps engineered by whisky-sodden Scotsmen we see on the films, but commodious three-decker steamers run with workmanlike precision”.Tony Curtis chegou um ano depois também no Takshing, no filme Forbidden, e Susan Hayward também viajou na mesma embarcação no Soldier of Fortune, em 1955. Jennifer Jones fez o percurso inverso mas no SS Fat Shan para Macau no mesmo ano, tal como Han Suyin in Love no filme Love is A Many-Splendored Thing.
Takshing atracado no Porto Interior: década 1950 |
Os hydrofoils surgiram nos primeiros anos da década de 1960 mas os velhinhos vapores continuaram a operar. Na edição de 1969 do Golden Guide to Hong Kong and Macao são referidos quatro vapores em serviço: Chung Shan (chamava-se Tai Loy até 1968), o Fat Shan, o Tung Shan e o Macau.
James Kirkup, poeta e escritor viajante britânico, refere-se assim a estas embarcações no livro Cities of the World (de 1970):
“the usual way is by Hydrofoil (…) I must admit that I prefer the leisurely, rather old-fashioned ferry steamers like the M.V. Fat Shan (…) They take about three hours, but they are wonderfully comfortable and spacious. They have bars and dining-rooms, as well as a few private state rooms, which are the last word in sybaritic luxury, all pink plush, mirrors and palms”.
Em Agosto de 1971 o Fat Shan naufragou na ilha de Lantau na sequência do tufão Rose morrendo 88 das 92 pessoas a bordo. O "Macau" também sofreu alguns estragos no tufão.
Estes velhinhos vapores deixaram de operar em meados da década de 1980. No Museu Marítimo de Macau podem ver-se modelos à escala destas embarcações (Tung Shan e outros ). Um modelo do Tai Loy, com mais de 1 metro de comprimento, pode ser visto no Museu Marítimo de Macau.
Nota: sobre a maioria dos filmes referidos existem posts autónomos no blogue; basta usar o motor de pesquisa escrevendo o título.
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