quinta-feira, 30 de abril de 2020

As "assinaturas" dos Certificados de 1944

Um leitor estrangeiro do blogue Macau Antigo, numismata amador, a propósito da Emissão de Certificados de 1944, enviou-me um e-mail onde perguntava por que razão se podem ver múltiplas assinaturas nesta emissão.
A explicação é simples...

Devido à segunda guerra mundial, a habitual emissão de patacas impressa em Inglaterra ficou retida em Moçambique e só viria a circular após o final da guerra em 1945. Assim, houve necessidade de fazer uma emissão especial localmente na tipografia Sin Chon. Optou-se em Fevereiro desse ano por "Certificados" como "moeda privativa da Colónia, do valor nominal a estabelecer pelo governador de Macau". 
Os Certificados apresentavam como data de emissão, 5 de Fevereiro de 1944. Foram emitidos nos valores de 5, 10, 25, 50, 100 e 500 Patacas e cada valor facial tinha a sua cor. Na sua totalidade foram emitidos 1.284.000 Certificados até 1947, ano em que foram retirados de circulação.
Esta foi a única emissão numismática de patacas com impressão na vertical (no verso)  e para evitar falsificações - ainda assim surgiram inúmeros casos de falsificações - os certificados eram assinados manualmente pelo gerente do BNU e pelo Director da Repartição Central dos Serviços de Fazenda. 
Carlos Eugénio de Vasconcelos, o gerente do BNU na época, deixou nos seus registos que chegou a ter de realizar 5 mil assinaturas pelo seu punho por dia e isto, durante vários meses.
Para aliviar esta tarefa a partir de Março foi tomada a decisão de autorizar outras pessoas a assinar, nomeadamente, por parte da Fazenda, o sub-director e os primeiros oficiais; e por parte do BNU, o guarda-livros, o tesoureiro e o chefe de serviço.
Eis em suma a explicação para se encontrarem nestes certificados vários nomes.
Da parte do BNU:
Gerente - Carlos Eugénio de Vasconcelos
Guarda-Livros - Pedro José Pereira
Tesoureiro - Francisco Xavier da Cruz Hagatong 
Da parte da Repartição da Fazenda:
Director - Mário Marques Pinto
Sub-Director - Caetano Filipe de Albuquerque 
Primeiro-oficial - José de Sousa Lourenço
Na imagem ao lado: verso de um certificado com o valor facial de 5 patacas.

Sem comentários:

Enviar um comentário