sábado, 18 de abril de 2020

Antigo canhão encontrado no Porto Interior

Uma peça de artilharia, provavelmente de origem portuguesa, foi esta sexta-feira descoberta num estaleiro de obras do Porto Interior. O canhão foi encontrado acidentalmente pelo operadora de uma retro escavadora no âmbito dos trabalhos de renovação da rede de esgotos que estão a ser conduzidos junto ao Parque de Estacionamento da Rua Demétrio Cinatti.
A origem e a idade da peça de artilharia são ainda desconhecidas, mas o canhão é semelhante aos que eram utilizados nas defesas de Macau até meados do século XIX, de acordo com informações avançadas pela emissora em língua chinesa da Rádio Macau. O Instituto Cultural não descarta, no entanto, a possibilidade da peça agora descoberta poder ter apetrechado embarcações mobilizadas para a defesa da linha de costa.
A descoberta levou o organismo a suspender a empreitada de requalificação da rede de esgotos durante algumas horas, mas o trabalho acabou por ser reatado ainda durante o dia de ontem, depois de uma equipa de especialistas do Instituto Cultural e do Instituto para os Assuntos Municipais ter analisado o local. O canhão foi a única relíquia arqueológica relevante encontrada no local. A peça de artilharia foi conduzida para um armazém, onde deverá ser limpa e submetida a análises.
A equipa enviada para o estaleiro pelo Instituto cultural registou em detalhe as características da descoberta, incluindo o posicionamento do canhão. O levantamento permitiu ainda que os especialistas traçassem um mapa tridimensional do local onde o canhão foi encontrado.
in Expediente Sínico, 18.4.2020

1 comentário: