sexta-feira, 3 de abril de 2020

"Annuncio: Corridas de Cavallos": 1883

Este anúncio de Fevereiro de 1883 foi publicado na imprensa de Macau - no caso "O Correio de Macau" - e Hong Kong. As corridas cavalos anunciadas disputavam-se no hipódromo de Happy Valley na vizinha colónia britânica. 
Este tipo de corridas, curiosamente, até começou em Macau, muitos anos antes... Peter Mundy, por exemplo, refere corridas em 1637 junto à igreja de S. Domingos.
 O hipódromo e o cemitério de Happy Valley

Na época, Harriet Low (1809-1877) era das poucas mulheres estrangeiras a viver no território (entre 1829 e 1834). No seu Diário escreveu assim a 5 de Novembro de 1829: 
"(...) O campo de corridas está no lugar chamado a Barreira, que impede todos os estrangeiros de passarem além. O campo mede cerca de três quartos de milha. Havia lá uma casa provisória de bambú construída para as senhoras, e posso afiançar-te, minha querida irmã, que era muito interessante contemplar o matizado grupo abaixo de nós. Chineses de todas as descrições, enfarpelados nos seus trajos muito singulares, alguns com os chapéus da forma dum cesto, muitos de cabeça descoberta, mas empunhando uma ventoinha que os protege do sol. Alguns tinham sacos nas costas medindo cerca de meia jarda quadrada, nos quais metem os bebés. Estes pobrezinhos apanhavam chocadelas em toda a roda, no meio da multidão, como se fossem pedaços de madeira.
Portugueses e lascares andavam de mistura com chineses e, ao ouvir esta mistura de línguas – das quais nada compreendi, fez-me pensar na confusão de Babel, o que me levou a desejar que esta doida gente tivesse na terra tanto tempo quanto lhe fosse permitido. Algumas das corridas foram muito boas e fizeram-se grandes apostas.
Regressámos cerca das sete horas e tivemos uma longa discussão sobre os méritos dos ingleses. (...)

Antes da construção do hipódromo era na zona da Praia da Areia Preta
que se realizavam as corridas de cavalos. 


As corridas de cavalos em Macau não passaram naturalmente despercebidas e a 28 de Abril de 1829 o Mandarim de Heong San enviou um ofício às autoridades de Macau “ordenando-lhe que proibisse imediatamente as corridas de cavalos com que, por divertimento, os estrangeiros residentes em Macau (ingleses) assustavam os viandantes, junto às Portas do Limite, o que constituía uma grave ofensa às leis do Império”
Nesta época eram realizadas uma ou duas vezes por ano tendo as primeiras remontado a 1798. Há também registo de corridas perto de Casa Garden (na época arrenda à Companhia holandesas das Índias Orientais). 
Na toponímia um dos registos mais antigos destas corridas é muito provavelmente a Rampa dos Cavaleiros. Há ainda a Avenida do Hipódromo.

1 comentário:

  1. Olá João, espero que por aí a situação esteja controlada,
    sem grande tragédia para as famílias de Macau

    ResponderEliminar