segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Procissão do Senhor dos Passos: 1910 e agora

Aspecto da Procissão do Senhor dos Passos em 1910 frente à Sé Catedral
 Em baixo uma imagem sensivelmente da mesmo perspectiva mas um século depois.

A Procissão do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos - faz parte da lista de património cultural intangível de Macau - tem lugar anualmente no primeiro sábado - a deste ano foi este fim de semana - e domingo da Quaresma e é parte da “Novena católica e da Festa em Honra do Senhor Bom Jesus dos Passos”.
A procissão conta com a participação do Bispo da Diocese de Macau, dos membros do clero e de um grande número de fiéis locais e estrangeiros, e é acompanhada pela Banda de Música das Forças de Segurança tocando a marcha fúnebre. Segue o caminho da “via dolorosa”, que representa o percurso de Jesus Cristo do Pretório ao Calvário referido na Bíblia. Actualmente, a procissão decorre ao longo de dois dias. Tem início na Igreja de Santo Agostinho e dirige-se à Igreja da Sé, fazendo o percurso inverso no segundo dia. Em designadas estações da “via sacra”, no percurso de regresso, uma mulher interpreta o papel de Verónica entoando um cântico triste enquanto um padre e os numerosos fiéis respondem com preces e cânticos, criando uma atmosfera de pesar. 
A procissão do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos tem uma longa história em Macau. Remonta a 1708 (embora hajam referências a 1586), sendo um evento religioso característico e representativo da cidade. Uma nota da época assim o atesta relativa a 25 de Março de 1708: "Neste dia se fes a Procissão do Sr. Crus as Costas pelas Ordinarios por ordem do Sr. Bispo, visto estarem os Padres de St.º Agostinho impedidos no seu convento por cauza de controvercias que tem havido a respeito do Patriarcha – Os Irmãos que acompanhavão o Sr. ião com Capa branca e murça rôxa. A Procissão foi athé S.m Domingos onde ficou ali."


Sem comentários:

Enviar um comentário