quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

A Festa da Primavera

A Festa da Primavera começa na véspera do Ano Novo com as pessoas a fazerem limpezas gerais, a arrumar a casa, cortar o cabelo, pagar as contas, colocar oferendas aos deuses que cuidam do lar e da família, a preparar as roupas que irão usar nesse primeiro dia... e dando cor ao que os envolve.
Assim aparece a cor vermelha, por ser yang e vibrante, a cor predominante durante as comemorações do Ano Novo, com as mulheres da família a usarem um vestido novo nesta cor para assegurar a sorte e um bom ano, com o amarelo e o roxo também a aparecerem, pois são igualmente sinónimo de sorte. 
Mas o vermelho também está presente durante a comemoração nas tradicionais lanternas chinesas, acesas e penduradas diante da porta principal, que só serão retiradas após 15 dias do novo ano, e nos fogos-de-artifício que estouram para espantar os maus espíritos.
 Assim como, no primeiro dia do ano, nos envelopes contendo dinheiro que as crianças e os solteiros da casa recebem, distribuído pela matriarca da casa, com propósitos auspiciosos.
E é neste espírito que envolve a Festa da Primavera que se chega ao último jantar do ano, com a família reunida para a refeição que encerra um ano lunar e dá início a outro.
São feitos pratos especiais para trazer todo o tipo de sorte e felicidade, não podendo faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro, o peixe que representa o dinheiro, as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte, o prato feito com arroz moti, representando a prosperidade, e o talharim, uma espécie de macarrão, que representa vida longa, com todas as frutas e doces a serem servidos em bandejas ou embalagens vermelhas.
 Uma refeição que é feita numa mesa circular para favorecer o relacionamento e a união dos membros da família, durante a qual as pessoas procuram perdoar as ofensas, esquecer as diferenças e evitar os maus pensamentos, onde a preocupação principal é comemorar a Festa da Primavera com muita alegria e fartura para trazer muita sorte e felicidade.
Um outro costume é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. O preto que representa a água e a sabedoria, e o vermelho o fogo e o sucesso, devendo os desejos serem escritos por criativos calígrafos, de forma poética e metafórica para poder trazer sorte e realização.

Sem comentários:

Enviar um comentário