Em 1936 a Pan Am ganhou o concurso da rota para transportar o correio entre São Francisco (EUA) e Cantão (Sul da China). A ligação à China Continental fazia-se através da China Airways. Na altura, face aos barcos a vapor, a duração da viagem encurtou mais de um mês. Durava 6 dias. Apesar dos voos inaugurais (e experimentais) terem acontecido em Outubro de 1936, só a partir de Abril de 1937 as ligações aéreas (por hidroavião) entre Macau e o resto do mundo tornaram-se regulares. Passam poucos minutos das 10 horas da manhã do dia 28 quando o ‘Hong Kong Clipper’ da Pan Am – modelo Martin M130 – amara nas águas do Porto Exterior dando assim início às viagens regulares da Pan Am para Macau, cidade terminal da ligação S. Francisco-Honolulu-Manila-China. A bordo só tripulantes.
Envelope Comemorativo da Inauguração do Serviço Postal Aéreo |
A cidade parou e o governador Tamagnini Barbosa foi ao hangar receber os “convidados”. O “China Clipper” da Pan Am partiu de Macau nesse mesmo dia, passou por Hong Kong e seguiu até às Filipinas. Ali, um outro aparelho da Pan Am prosseguia a viagem e o “China Clipper” volta para trás. Nessa primeira viagem S. Francisco foi alcançada a 4 de Maio, seis dias depois da partida de Macau. À partida de Macau seguem dois americanos com destino a Hong Kong e 42 mil cartas/aerogramas. Um recorde para os correios de Macau que montaram especialmente para o efeito um pequeno escritório ao lado do hangar da Pan Am nos aterros do Porto Exterior. Era a primeira vez que o correio aéreo saía directamente da cidade de forma regular - em 1934 o Dilly cometera tal proeza - e todos se lembraram de escrever aos amigos e familiares assinalando a data.
Existem diversos exemplares filatélicos que recordam o feito na época.
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