quarta-feira, 29 de julho de 2020

"Plano Reformado do Rio de Macao": 1829

Este "Plano Reformado do Rio de Macáo" foi "offerecido" a João Cabral de Estefique*, "tenente coronel e Governador interino da ditta cidade por Miguel de Souza, tenente da marinha e patrão mor do porto de Macao."
* Governador interino até Julho de 1833.
Entre as legendas deste mapa hidrográfico ou carta náutica destaque para "Taipa Qebrada" (Taipa Grande) e "Maria Nunes*" (Taipa Pequena)

Na sequência da 'afirmação' do domínio português sobre Macau, o governador João Maria Ferreira do Amaral incumbiu o capitão do porto, Pedro José da Silva Loureiro, em Abril de 1847, de construir a Casa Forte da Taipa. 
Depois de difíceis negociações com os mandarins e com o vice-rei de Cantão, a bandeira portuguesa foi içada pela primeira vez nessa ilha ao 9 de Setembro de 1847. Em 1879 seria também ocupada a Taipa Quebrada ou Ilha de Maria Nunes e aí levantado um quartel, no antigo edifício do hospital.

* Explicação possível: Ana Rosa Maria Nunes da Rocha Tenreiro foi mulher de António da Silva Telo de Menezes, governador de Macau no final do século 17. 

A 23 de Dezembro de 1864, os habitantes de Coloane pediram que uma força militar portuguesa os fosse proteger contra os piratas. Foi assim que só ao fim de vários séculos na península de Macau o domínio português se estendeu até às ilhas passando a administrar Taipa (na época formada por duas ilhas, Pequena e Grande) e Coloane. A sistematização desta administração viria a ocorrer apenas em 1878.

Sem comentários:

Enviar um comentário