quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Calçada da Igreja de S. Lázaro

Concluída a 20 de Fevereiro de 1904, a Calçada da Igreja de São Lázaro recebeu este nome em honra do primeiro hospital ocidental para doenças contagiosas construído na China. São Lázaro é tido como o santo protector dos lázaros ou leprosos.
“Em Maio de 1568, o jesuíta português Belchior Carneiro chegou a Macau, onde viria a criar uma leprosaria no interior do Hospital de S. Rafael, a qual seria mais tarde transferida para a zona da Igreja de São Lázaro”, explica o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM). “Em nome desta instituição, a administração portuguesa baptizaria, por referência à Igreja de São Lázaro, cinco ruas em redor.”
A Igreja de São Lázaro, cuja torre se pode ver no canto superior esquerdo desta fotografia, foi construída entre 1557 e 1560. Trata-se de uma das três igrejas mais antigas da cidade e foi, em tempos, Sé de Macau. Em 1923, pouco antes desta foto ser tirada, foi alvo de renovações.
Se partirmos do ponto onde se encontra o fotógrafo e descermos as escadas, logo à esquerda, encontramos um espaço dedicado à arte, que pertence ao Albergue SCM. Com uma área de 1300 metros quadrados, este lugar foi em tempos conhecido por Po Tsai Vok (Casa das Avós), tendo servido de refúgio a senhoras idosas.
Os edifícios da Calçada da Igreja de São Lázaro foram classificados como Património Cultural da Cidade em Junho de 1984.
Foto do Arquivo Histórico de Macau. Texto Revista Macau. Junho 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário