quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Macau "Terra de Turismo": década 1950

“Macau é uma nesgasita do velho Mundo. Fundada em 1557, Macau, com as suas ilhas da Taipa e Coloane, é o mais antigo estabelecimento europeu no Oriente. (...)                     
Da colina da Penha desfruta-se um lindo panorama, o mesmo acontecendo da estrada que circunda a colina da Guia, onde surge, a nossos pés, a parte leste da cidade que se desdobra numa magnífica paisagem que vai findar no continente chinês. Ao longo da marginal sentem-se palpitar a vida e os anseios dos humildes pescadores que vivem agarrados à incerteza do mar. Aí se podem admirar centenas de embarcações chinesas, de todos os tipos e tamanhos, a descansar da árdua faina da pesca. (...)
Visitante algum pode considerar completa a sua visita a Macau sem subir a escadaria que vai dar às Ruínas de São Paulo. Essa fachada, de estilo barroco, que se levanta imponente no tempo no topo de largas escadas de pedra, impressiona e esmaga. Representando trabalho ingente e aturado, ela simboliza uma torre de força religiosa erguendo-se, orgulhosa e indestrutível, do meio das ruínas (...)”
Excerto de artigo (não assinado) publicado em 1956 no Boletim da Companhia de Aviação (Civil Air Transport) de Macau. Na imagem, um postal do final da década de 1950 com uma imagem da baía da Praia Grande vista a partir da colina da Penha. Destaca-se ao centro, nos aterros tendo como fundo a colina da Guia, o edifício do Liceu Infante D. Henrique, inaugurado em Outubro de 1958.

Sem comentários:

Enviar um comentário