sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Sur le dialete portugais de Macao: 1892

José Leite de Vasconcelos Cardoso Pereira de Melo, mais conhecido por Leite de Vasconcelos (1858-1941) foi linguista, filólogo, arqueólogo e etnógrafo.
Em 1892 escreveu "Sur le dialete portugais de Macao: exposé d'un mémoire destiné à la 10ème session du Congrès International des Orientalistes".
António Feijó e Camilo Pessanha contribuem para este congresso realizado sob a égide da Sociedade de Geografia com alguns textos enviados pelo cônsul de Portugal em Cantão.
Estavam previstas 76 comunicações mas uma epidemia fez com que o congresso não se efectuasse.
Ainda assim, muitas das publicações acabariam por ser editadas.
Sugestão de leitura:
António Feijó e Camilo Pessanha no Panorama do Orientalismo Português, de Manuela Delgado Leão Ramos. Edição Fundação Oriente. 2001

O livro "analisa os aspectos orientalistas destes dois autores portugueses que foram os mais geniais intérpretes da linguagem poética chinesa. A sua obra encontra-se assim contextualizada na tradição orientalista, na sua vertente sinológica, em Portugal e Macau e, ainda, no mais vasto campo europeu.
Este estudo enriquece com uma faceta portuguesa a mais ampla reflexão teórica sobre o Orientalismo que continua a ser um tema de grande actualidade desde a Teoria da Literatura à História e Teoria das Ideias."

Sem comentários:

Publicar um comentário