Na imagem acima um Sunbeam Alpine depois de um acidente nos primeiros anos da década de 1960. Curiosamente este carro ainda hoje existe. Pertenceu a Dodjie (1931-1967) - Arsénio 'Dodgie' - que venceu as edições de 1962 e 1963 (o primeiro a conseguir ganhar duas vezes consecutivas - com um Lotus Ford Cosworth 22) e que viria a morrer (foi a primeira vítima mortal da prova) em 1967 quando tentava a sua terceira vitória no circuito da Guia.
Foi a 19 de Novembro de 1967. O piloto filipino tinha apenas 35 anos e estava ao volante de um Lotus 41. Perdeu o controlo do carro e testemunhas da época dizem que ainda conseguiu evitar o embate contra o público acabando por se despenhar contra um muro. Após o embate o carro incendiou-se. Charlie Santos recorda assim o que se passou. "A grande tragédia aconteceu nas primeiras voltas da corrida de 1967 quando o inesquecível piloto perdeu o controle do seu carro na curva do antigo Clube Náutico. Chorei muito naquela tarde cinzenta de 19 de Novembro de 1967."
Em cima a homenagem no Museu do Grande Prémio de Macau. A vitória de 1962 foi porventura das mais brilhantes. Chegou a Macau a Macau apenas um dia antes da prova. Partiu do último lugar da grelha e acabou na posição mais alta do pódio.
Sem comentários:
Enviar um comentário