sábado, 5 de maio de 2012

Exposição "As mais de Macau"

Em Junho (dia 28) chega ao fim a exposição "As Mais de Macau", uma mostra que inclui 43 fotografias 'emblemáticas' da história do território patente no Museu de Arte de Macau (MAM). Para ver de terça a sábado, das 10h e as 19h, com a entrada a custar 5 patacas. Aos domingos e feriados, a entrada é livre.

Para a curadora Pauline Choi "a exposição ilustra um cenário e uma forma de vida num determinado período contemporâneo de Macau, dando indicações aos visitantes para descobrir as histórias de Macau que se escondem por detrás das fotos".As ruínas de São Paulo, fachada da igreja de Madre de Deus do Colégio, o templo de A-Má, o Farol da Guia, as touradas dos anos 60, 70 e 90 do séc. 20, o grande prémio e algumas lojas centenárias, são apenas alguns dos exemplos destes pedaços da história de Macau registados para sempe para a posteridade.
Pauline Choi destaca, nesta selecção que inclui mais de 100 mil fotos, escolhidas alternadamente com base em diferentes temas criados, o valor da presença portuguesa no território. "A cultura portuguesa é, sem sombra de dúvida, um elemento essencial da nossa exposição quando quisemos estruturar este tema d’’Os Mais de Macau’."
Competição de Wushu com dois representantes dos estilos do norte e sul a competirem no edifício da Piscina do Estoril em 1957. O evento foi organizado por Ho Yin e atraiu uma enorme audiência. Foto de Tam Kai Hong.
  Lei Chiu Vang (1974) Lam Kin On (1997)

A corrida de atrelados chegou em 1980. A primeira corrida realizou-se no antigo Hipódromo da Taipa - actual Macau Jockey Club - no dia 3 de Agosto, tendo sido a primeira cidade do Extremo Oriente a realizá-la. Durou até 1988 ficando apenas as corridas de cavalos. Foto de Tai Kuok Pio - 1980.

Sem comentários:

Enviar um comentário