terça-feira, 20 de setembro de 2011

O início da fotografia na China: Macau

Seminário Permanente de Estudos sobre Macau, dia 29 Set., 18h, na FCSH, UNL, Lisboa: O Início da Fotografia na China: Macau - Fotógrafos Anglófonos e Chineses na Macau Oitocentista (o Espólio Inédito do Peabody Essex Museum), por Rogério Puga.
Na colecção de fotografias e de álbuns de viagem do mais antigo museu norte-americano, O Peabody Essex Museum (Salem, Massachusetts), encontram-se dezenas de fotografias de Macau recolhidas desde o século XIX por viajantes, diplomatas, mercadores e missionários e que, por sua vez, foram doadas ao PEM como parte de espólios familiares.
Este seminário analisa essas mesmas representações pictóricas, muitas delas inéditas, os seus autores e respectivos contextos de produção, bem como a fotografia enquanto (arte e técnica de) representação (também filtrada) da realidade, no âmbito do início da actividade fotográfica na China através de Macau e de Hong Kong. As primeiras fotografias que se conhecem da China são aliás 'panoramas' de Macau da autoria de Jules Itier (1802-1877).

2 comentários: