Os meses de Setembro e Outubro de 2011 estão cheios no que diz respeito à actividade do Instituto Internacional de Macau. As cidades de Macau, Lisboa, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo servirão de cenário a seminários de nível internacional, exposições, conferências e lançamentos de publicações.
Em Setembro, entre os dias 6 e 24, um Grupo de Quadros da República Popular da China faz uma visita a Portugal, organizada pelo IIM, em que, durante três semanas percorrerão o país e assistirão a conferências e palestras sobre a actualidade portuguesa e visitarão instituições do Estado, universidades, polos de desenvolvimento industrial e locais históricos.
Nos dias 28 e 29, em Macau, terá lugar uma jornada do Movimento Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas – FESTLATINO - movimento cultural, literário e educacional que realiza, anualmente, um congresso no Recife, Brasil, e seminários preparatórios em países e regiões autónomas de línguas neolatinas, com a finalidade de fomentar o diálogo cultural, linguístico e educacional entre o Brasil, Américas, África, Europa e Ásia.
No dia 6 de Outubro em Macau, no dia 14 em Lisboa e nos dias 26 e 27 no Rio de Janeiro, terão lugar sessões do III Seminário “O papel de Macau nas relações sino-luso-brasileiras”, co-organizado pelo IIM e pelo Instituto de Estudos da China e da Ásia Pacífico (IBECAP), que decorrerão na Confederação Nacional do Comércio e no Real Gabinete Português de Leitura e cujas duas primeiras edições foram realizadas, já, no Brasil e em Macau.
No dia 17 de Outubro, no Gabinete Português de Leitura do Recife, será inaugurada a exposição “O Oriente de Influência Cultural Portuguesa”. Cento e setenta postais fotográficos, datados dos finais do Século XIX até aos anos sessenta do século passado, que se referem ao antigo Estado da India (Goa, Damão e Diu), a Macau e a Timor, da colecção de João Loureiro.
Dias 19 e 20, em Lisboa, o IIM participará no seminário “Macaulogia” , onde ocorrerá o lançamento da obra “Negociações e Acordos Luso-Chineses sobre os limites de Macau no Século XIX”, co-editada pelo IIM e pelo Instituto do Oriente.
Nos dias 21, 22 e 23, em São Paulo, durante a Convenção Internacional do Elos Internacional, será inaugurada a exposição “Macau é um Espectáculo – As artes nas ruas de Macau”, organizada pelo Instituto Internacional de Macau, em colaboração com a Associação Fotográfica de Macau, composta por 51 fotografias que retratam as manifestações culturais das tradições orientais e ocidentais com todo o seu exotismo, colorido e exuberância nas ruas de Macau.
Nesta ocasião, será entregue o Prémio Identidade 2011.
O poema de Adé, ”Brasil”, escrito em patuá e ilustrado por Victor Marreiros, será oferecido à Academia Brasileira de Letras e às Casas de Macau do Rio de Janeiro e de São Paulo em cerimónias próprias.
O IIM aproveitará estas actividades para proceder, em todas elas, ao lançamento de cerca de dez publicações.
Sem comentários:
Enviar um comentário