segunda-feira, 16 de maio de 2011

Centro Cultural de Macau na Califórnia (EUA)

Foi inaugurado em Fremont, nos subúrbios de São Francisco, o novo Centro Cultural de Macau. Instalado num edifício histórico de três pisos, o novo complexo é gerido, sob a presidência de Maria Roliz, por um Conselho Directivo constituído por membros das três principais associações macaenses nos EUA: União Macaense Americana (UMA), Lusitano Club da California e Casa de Macau (USA).
No dia 7 de Maio de 2011, na presença do cônsul da R. P. China para a cultura, em São Francisco, decorreu a inauguração, realizando-se o corte de fita simbólico, seguido de um tradicional chá gordo, com a participação de uma centena de membros das citadas associações e convidados. Entre estes, contavam-se Joe Chan, presidente do Macau Club (Toronto); José Cordeiro, presidente da Amigu di Macau (Toronto); Micky da Roza, vice-presidente da Casa de Macau (Vancouver); Arthur Britto, presidente da Macau Arts, Culture & Heritage Institute, dos EUA; e Rufino Ramos, Secretário-Geral do IIM.
A cerimónia incluiu também uma parte religiosa, com a bênção do edifício que foi realizada pelo Pe. Daniel Nascimento, ele também macaense, a exercer o seu prelado em São Francisco.
Além de dois espaços comerciais sitos no andar térreo cujas rendas irão aliviar os custos da manutenção, o Centro Cultural dispõe ainda de um amplo salão multi-funcional no primeiro piso e de uma sala para actividades, de menor dimensão, no último andar, além de um espaço que pode servir de sala de reuniões e de biblioteca, com colecções de livros e revistas oferecidas por Macau, muitas pelo IIM.
A abertura do complexo culmina um demorado período de instalação e de remodelação do edifício, cuja traça arquitectónica, por se encontrar classificada, foi sujeita a extensas obras de preservação, cumprindo-se as leis estaduais americanas, após a sua aquisição ter sido efectivada com fundos facultados às três instituições em causa pela ex-Administração do Governo de Macau, através da uma das Fundações.

The Macau Cultural Center has two retail spaces on the street level; a ballroom, kitchen and restrooms on the second level; and an office/library, a restroom, and a conference room on the third level. 
Address: 37695 Niles Boulevard - Fremont, CA 94536-2947, USA

Sem comentários:

Enviar um comentário