quarta-feira, 7 de julho de 2010

Alberto Ló (1925-1975): o 'Eusébio' do ping pong (1ª parte)

Em 1958, aos 33 anos de idade, Alberto Ló foi contratado pelo SL Benfica para recuperar a modalidade do ténis de mesa que estava em declínio, depois de duas décadas de domínio nacional. Ló era campeão individual de Macau e tinha 18 anos de prática desportiva.
Em pouco tempo tornou-se um dos mais conhecidos atletas do clube. O "Benfica Ilustrado" em quase todas as edições dava notícias sobre os seus feitos: técnicamente era de outra galáxia, rápido no contra ataque, eficaz no corte, de reflexos apurados...
Relançou o interesse pela modalidade, tanto no Benfica como no país. Era o Eusébio do ténis de mesa, os jovens jogavam nas escolas sonhando ser como ele.
Foi campeão individual de Lisboa de 1959 a 1963, campeão nacional em 1958/59/60 e 1962 e membro da equipa do Benfica que, entre 1958 e 1963, ganhou cinco dos seis campeonatos nacionais. Representou Portugal por 40 vezes e em 1963, com 38 anos, terminou a carreira, pois queria voltar para junto da família que deixara em Macau. Recebeu uma Águia de Bronze e participou num filme com Eva Gardner (55 Dias em Pequim). Alberto Ló morreu aos 50 anos, em 1975.
Toda a história de Alberto Ló (numa imagem de 1958)... muito em breve aqui no blog Macau Antigo... graças ao contributo de Domingos Rosa Duque e Luís Machado.

3 comentários:

  1. Sou do tempo desse extraordinário jogador que encantou vários jovens que possivelmente enveredaram pela modalidade graças á sua elegância e bom trato. Foi com saudade que o recordei.

    Fernando Gomes

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostou e espero que sirva de inspiração para o seu trabalho sobre a história do ténis de mesa em Portugal. Foi um prazer ajudar. Disponha. JBotas

    ResponderEliminar
  3. Ainda o vi jogar no Regedor e era excelente jogador e tinha como treinador uma paciência de Chines

    ResponderEliminar