quinta-feira, 17 de junho de 2010

Restaurante Long Kei...

um ícone nas arcadas do Largo do Leal Senado... mas também conhecido por Lung Kei ou Lung Kee.
Vem este post  a propósito a notícia de que uma dos espaços comerciais mais antigos do Largo do Senado vai fechar para dar lugar um qualquer franchise que para o caso pouco interessa saber.
Certo é que com o encerramento do Long Kei é mais uma memória histórica de Macau que se apaga. Neste caso, na esquina com a Travessa do Barbeiro. Mas outros exemplos têm surgido nos últimos tempos. Há poucos meses um outro restaurante, de características semelhantes, o Diamante na Rua da Estalagem, tb fechou as portas.
Na imprensa local tem-se escrito que o restaurante foi inaugurado em 1945 mas a verdade é que encontrei referências bem anteriores, ao início do século XX, nomeadamente num postal da época que aqui reproduzo. Para um Território que está na lista da Unesco como Património Mundial o "laisser-faire laisser-passer" do Governo deixa muito a desejar...
Na rede social da internet FB foi criado um grupo - "Amigos do Long Kei" - que chama a atenção para o caso (e de onde retirei algumas imagens para ilustrar este post). Foi criado pela Casa de Portugal em Macau (curiosamente o restaurante é e sempre foi de gastronomia chinesa com alguma incursão pela cozinha macaense: o pato e a barbatana de tubarão estão entre as iguarias de eleição) e na altura em que escrevo tem mais de 500 membrros. Aqui fica a trasncrição.
O Restaurante Long Kei no Largo do Leal Senado é um ícone daquela zona de Macau. Consta que vai fechar para ser substituido por um qualquer franchise "de plástico", como outros que tem invadido o centro da cidade, roubando-lhe a sua identidade. Esta destruição do coração de Macau não pode continuar!
位於澳門噴水池的龍記酒家係該區的地標。近日傳出龍記結業的消息,指其可能像市中心其他被侵佔的商號一樣,遭到是但一間毫無質量的「膠」經銷公司所取代。這種盜取澳門身份認同,摧毀澳門心臟的行為必需立刻停止!
Long Kei Restaurant, located in Senado Square, is an icon of that area of Macau. It is said that it will be closed down and replaced by a big fast food franchise. Long Kei, like many other traditional restaurants and shops of the city center, cannot survive to the power of the big franchises and global brands. With their closure goes part of this city's own identity, and, in this case, part of its gastronomic heritage, since Long Kei's cuisine is considered one of the best in town and some of their recipes are unique. Is this the way of the future?
... talvez um último suspiro ou um sinal de esperança de uma revolta aparente de uma sociedade que vive muitas vezes enturpecida.

Sem comentários:

Publicar um comentário