A 1 de Outubro de 1943 foi criado o “Comando da Artilharia de Defesa Anti Aérea de Lisboa”. É daqui que vai surgir a 1ª Bateria Anti Aérea expedicionária com destino a Macau em 1949.
PS: mais novidades em breve sobre a presença militar portuguesa em Macau, nomeadamente, testemunhos pessoais de antigos militares. Inclui imagens que serão apresentadas publicamente pela primeira vez.
Imagem cedida por Carlos Coutinho
Caro Joao Botas
ResponderEliminaré com prazer que vejo alguem com interesse na divulgação dos Distintivos das Unidades mobilizadas para o antigo Ultramar Portugues.
Peço-lhe um favor que retire a observação -veterano da Guerra do Ultramar, em Angola-
Mantenha somente Imagem cedida por Carlos Coutinho.
Atenciosamente
Carlos Coutinho
Caro Carlos, assim farei. A designação foi a que me foi indicada quando solicitei a cedência de imagens. Fica aqui o convite para quanto tiver mais informações e queira partilhar neste blog. Envie para macauantigo@gmail.com
ResponderEliminarEm 1949 chegaram a Macau duas Unidades de Artilharia Anti-aérea:
ResponderEliminar1-Bataria (com a) Independente de Artilharia Anti-aérea expedicionária de 7,5cm, a qual marchou do quartel do RAAF em Victoria (Sacavém)em 11Fev49 sob o comando do cap art José Pires Simões, na força de 5 of,14 sarg,46 cabos e 108 soldados. Embarcou no cais da fundição, veio no paquete Quanza e chegou em 09 Abr49.Acabou por ficar na Flora, mudando em 1951 para o quartel das barracas metálicas de Mong Há. O material era de 7,5cm m/931 e esteve nos Açores durante a 2ªGG.
2 -Bateria (com e)Independente de Artilharia Anti-aérea 4cm Expedicionária, mobilizada pelo RAAF,que veio no Niassa e desembarcou em Macau a 24Ago49.O cap artª João Victor Teixeira Bragança veio nessa data para Macau e em Set51 era o comandante dessa Bateria que dispunha de material anti-aéreo de 4cm m/942.
Vieram outras Unidades de artª, mas de
artª ligeira.
Em 01Jan52 foram ambas integradas no ABA- Agrupamento de Batarias de Artilharia e, em 30Set56,foram ambas extintas.
O guião cuja imagem aparece no texto não esclarece a qual das Unidades pertencia, ou se teria sequer pertencido a alguma delas.
Um abraço cheio de dúvidas
Armando Cação