quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

1ª Bateria Anti-Aérea Expedicionária: 1949

A 1 de Outubro de 1943 foi criado o “Comando da Artilharia de Defesa Anti Aérea de Lisboa”. É daqui que vai surgir a 1ª Bateria Anti Aérea expedicionária com destino a Macau em 1949.
PS: mais novidades em breve sobre a presença militar portuguesa em Macau, nomeadamente, testemunhos pessoais de antigos militares. Inclui imagens que serão apresentadas publicamente pela primeira vez.
Imagem cedida por Carlos Coutinho

3 comentários:

  1. Caro Joao Botas
    é com prazer que vejo alguem com interesse na divulgação dos Distintivos das Unidades mobilizadas para o antigo Ultramar Portugues.
    Peço-lhe um favor que retire a observação -veterano da Guerra do Ultramar, em Angola-
    Mantenha somente Imagem cedida por Carlos Coutinho.
    Atenciosamente
    Carlos Coutinho

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos, assim farei. A designação foi a que me foi indicada quando solicitei a cedência de imagens. Fica aqui o convite para quanto tiver mais informações e queira partilhar neste blog. Envie para macauantigo@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Em 1949 chegaram a Macau duas Unidades de Artilharia Anti-aérea:
    1-Bataria (com a) Independente de Artilharia Anti-aérea expedicionária de 7,5cm, a qual marchou do quartel do RAAF em Victoria (Sacavém)em 11Fev49 sob o comando do cap art José Pires Simões, na força de 5 of,14 sarg,46 cabos e 108 soldados. Embarcou no cais da fundição, veio no paquete Quanza e chegou em 09 Abr49.Acabou por ficar na Flora, mudando em 1951 para o quartel das barracas metálicas de Mong Há. O material era de 7,5cm m/931 e esteve nos Açores durante a 2ªGG.
    2 -Bateria (com e)Independente de Artilharia Anti-aérea 4cm Expedicionária, mobilizada pelo RAAF,que veio no Niassa e desembarcou em Macau a 24Ago49.O cap artª João Victor Teixeira Bragança veio nessa data para Macau e em Set51 era o comandante dessa Bateria que dispunha de material anti-aéreo de 4cm m/942.
    Vieram outras Unidades de artª, mas de
    artª ligeira.
    Em 01Jan52 foram ambas integradas no ABA- Agrupamento de Batarias de Artilharia e, em 30Set56,foram ambas extintas.
    O guião cuja imagem aparece no texto não esclarece a qual das Unidades pertencia, ou se teria sequer pertencido a alguma delas.
    Um abraço cheio de dúvidas
    Armando Cação

    ResponderEliminar