quinta-feira, 20 de agosto de 2026

O fim da iluminação pública a petróleo

No "Relatório da vereação da Câmara que funcionou durante o biénio de 1924-1925" (Leal Senado), fica-se a saber que só nesses anos terminou a "iluminação a petróleo" passando a iluminação pública a ser exclusivamente "eléctrica".

"Quando a nossa vereação tomou conta da administração municipal, existia em Macau a iluminação eléctrica juntamente com a iluminação a petróleo. Esta última era incompleta, não só porque as lâmpadas eram dum poder iluminante muito reduzido, como também produziam um aspecto desagradável os postes de entena, na sua maioria carcomidos e em misérrimo estado de conservação.
Resolveu a nossa vereação substituir a iluminação a petróleo por iluminação eléctrica, instalando-se para isto as necessárias lâmpadas eléctricas.
Além disto foi instalado um grande número de lâmpadas para iluminar as novas vias públicas.
Se bem que existam ainda algumas vias que carecem dum reforço de iluminação, contudo pode considerar-se, dum modo geral, que a cidade está presentemente bem iluminada.
A vereação não descurou também a questão do alinhamento dos postes, conseguindo, por acôrdo com a Direcção das Obras Públicas, Capitania e Companhia da Luz Eléctrica e Telégrafo, suprimir um grande número de postes desnecessários, na Rua da Praia Grande, e colocando os outros debaixo dum certo alinhamento acabando assim com o mau aspecto de uma linha sinuosa de postes, alguns dos quais colocados quási no meio da rua.
Ficou combinada, por preço insignificante, a remoção dos postes da Estrada Conselheiro Ferreira de Almeida, para uma nova avenida, trabalho que não chegou a executar-se por falta do alinhamento da nova estrada. Logo que tal alinhamento fôr dado pela Direcção das Obras Públicas, o trabalho poderá imediatamente ser executado, acabando-se assim com a anormalidade de postes, no meio duma estrada estreita como é a referida. (...)

Aspecto do final da rua da Praia Grande na década 1920
Iluminação pública em 1º plano à direita
Ao fundo a 1ª versão do que é hoje uma biblioteca pública no Jardim S. Francisco

Sem comentários:

Enviar um comentário