A par das 'velhinhas' pontes-cais no Porto Interior, nomeadamente as nros 12 e 16, que serviam de terminal de passageiros nas ligações com Hong Kong e Cantão, a partir de meados da década 1960, passou a funcionar a ponte-cais do Porto Exterior. Com um pouco menos de assoreamento, permitia a acostagem navios de maior calado, e passaria também a ser usada pelos novos hydrofoil e mais tarde os jetfoil.
Construído em 1931 (a carvão) sob o nome de Princess Margaret para operar nos portos do Reino Unido tinha quase 100 metros de comprimento e uma velocidade máxima de 20,5 nós. Em 1952 foi reconvertido para usar óleo e em 1962 foi vendido à Shun Tak Shipping Co. Ltd. que o adaptou para as viagens locais. Entrou ao serviço em Novembro de 1964 estando activo até ao final da década 1980.
O S.S. Macau fazia a ligação com Hong Kong em 2,5 horas (incluindo viagens nocturnas) e tinha capacidade para cerca de mil passageiros. O preço dos bilhetes no "Macau" eram mais elevados do que o dos vapores que atracavam no Porto Interior e demoravam cerca do dobro do tempo na viagem.
O terminal marítimo de passageiros foi uma das contrapartidas exigidas à STDM no âmbito da concessão da exploração em exclusivo do jogo em Macau. Começou por ser uma simples ponte-cais em madeira. A primeira estrutura foi feita por fases tendo ficado pronta já no final da década de 1960. Sempre em constantes obras de ampliação duraria até ao início da década de 1990 quando foi construído um novo terminal. Este seria substituído já no início do século 21.
Wonderful post and beautiful photos. I love these old 1960's pictures.
ResponderEliminarThanks! I'm glad you like it.
ResponderEliminar