segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Entrada em circulação das notas de 5 patacas em 1924

 

Anúncio do BNU publicado no jornal A Pátria (Macau) em Dezembro de 1924 informando a entrada em circulação das notas de cinco patacas, emissão de 1 de Janeiro desse ano. Foram impressos em Londres 300 mil exemplares. O anúncio é assinado pelo gerente Manuel Monteiro Lopes (1922-1927) num ano marcado pelas fortes perdas de receitas na então colónia devido às restrições na exploração do exclusivo do ópio. 

Na frente o escudo das armas nacionais ao centro a indicação do valor e a legenda «Pagaveis em Macau em Moeda Corrente». Juncos à direita e um vapor à esquerda servem de ilustração. Assinaturas fac-simile de o Vice-Governador e O Governador. Data e restantes indicações na cor da moldura - verde.
No verso uma figuração simbólica de Mercúrio em medalhão circundado pela designação do Banco e ladeado pelo valor em número e por extenso, em português e chinês.
A nota de 5 Patacas foi encomendada à empresa Thomas de La Rue & Co. Lda. de Londres. Apesar de emitida para Macau, acabou por circular mais em Timor. Da emissão total de 300.000 notas, pelo menos 242 mil - muito mais de metade - foram remetidas para Timor (em 1932 e 1945), depois da aposição da sobrecarga “Pagável em Timor”, na frente e no verso da nota.
Outra curiosidade é o facto de ter sido uma nota que entrou em circulação muito tempo depois da emissão e ter sido muito usada durante o período da guerra, entre 1937-45, quando o conflito não permitiu que a nova emissão chegasse a Macau. Esta emissão acabaria por ser retirada de circulação apenas em 1948.

Sem comentários:

Enviar um comentário