Às oito horas da manhã de quarta-feira 25 de Novembro de de 1840 Macau ficou "espantado" e 'tremeu' à chegada do Nemesis, o primeiro navio de guerra do mundo com casco de ferro, pertencente a Inglaterra. O facto foi noticiado no jornal O Portuguez na China. Na edição de edição de 3.12.1840 pode ler-se: "Macao todo ficou espantado, e os moradores na Praia Grande se virão como eletrizados pela aparência do Vapor de ferro, Nemesis. Tão chegado a terra estava, que quando salvou, o estrondo das bombardas fazia saltar nas mezas as chicaras de chá"
No livro de 1844 "Narrative of the Voyages and Services of the Nemesis, from 1840 to 1843" , de William D. Bernard, pode ler-se outro relato da ancoragem do Nemesis em Macau:
At daylight on the following morning, the 25th of November, the Nemesis steamed through the Typa anchorage, which lies opposite Macao, and ran close in to the town, where the water is so shallow that none but trading-boats can venture so far. The sudden appearance of so large and mysterious-looking a vessel naturally excited the greatest astonishment among all classes, both of the Portuguese and Chinese residents. The saluting of the Portuguese flag, as she passed, sufficed to announce that something unusual had happened; and crowds of people came down to the Praya Grande, or Esplanade, to look at the first iron steamer which had ever anchored in their quiet little bay. Her very light draught of water seemed to them quite incompatible with her size; and even the Portuguese governor was so much taken by surprise, that he sent off a messenger expressly to the vessel, to warn her captain of the supposed danger which he ran by venturing so close in shore. It is probable, however, that his excellency was not quite satisfied with the near approach of an armed steamer, within a short range of his own palace; and, moreover, the firing of a salute, almost close under his windows, had speedily frightened away the fair ladies who had been observed crowding at all the windows with eager curiosity.
As soon as the first excitement had passed, Captain Hall waited upon the governor, to assure him that he had come with the most peaceable intentions, and to thank his excellency for the friendly warning he had given, with respect to the safety of the vessel. At the same time, he begged to inform his excellency, that he was already thoroughly acquainted with the harbour and anchorage of Macao, from early recollection of all those localities, as he had served as midshipman on board the Lyra, during Lord Amherst's embassy to China, in 1816."
Ilustração do Nemesis incluída no livro referido |
Tradução/Adaptação:
Ao amanhecer do dia seguinte, 25 de Novembro, o Nemesis atravessou o ancoradouro da Taipa, que fica em frente a Macau, e chegou perto da cidade, onde a água é tão rasa que ninguém, a não ser os barcos mercantes, consegue aventurar-se tão longe. O súbito aparecimento de uma embarcação tão grande e de aspecto misterioso suscitou naturalmente o maior espanto, tanto dos residentes portugueses como chineses. A saudação da bandeira portuguesa, ao passar, foi suficiente para anunciar que algo inusitado havia acontecido; e multidões desceram à Praia Grande, o passeio público da cidade, para ver o primeiro navio a vapor de ferro que alguma vez ancorara naquela pequena e tranquila baía. O leve gole de água parecia-lhes bastante incompatível com o seu tamanho; e até o governador português foi tão apanhado de surpresa que enviou expressamente um mensageiro ao navio, para avisar o seu capitão do suposto perigo que corria ao aventurar-se tão perto da costa. É provável, porém, que Sua Excelência não tenha ficado muito satisfeito com a aproximação de um navio armado, a curta distância do seu próprio palácio; e, além disso, o disparo de uma saudação, quase perto de suas janelas, assustou rapidamente as belas damas que foram observadas aglomeradas em todas as janelas com grande curiosidade.
Passados os primeiros momentos de grande agitação, o Capitão Hall aguardou o governador, para lhe assegurar que viera com as mais pacíficas intenções e para agradecer a Sua Excelência a amistosa advertência que lhe dera, no que diz respeito à segurança do navio. Ao mesmo tempo, pediu para informar Sua Excelência que já conhecia bem o porto e ancoradouro de Macau, desde as primeiras recordações de todas aquelas localidades, visto que servira como aspirante a bordo do Lyra, durante a embaixada de Lord Amherst à China, em 1816."
Nota: O Nemesis era uma fragata de guerra de pás a vapor - com 86 metros de comprimento e um calado de apenas 1,8 metros, ideal para as águas pouco profundas no sul da costa da China - foi construído em 1839 para a EIC (Companhia Inglesa das Índias Orientais) embora não fizesse parte da lista de navios da empresa. Partiu de Liverpool a 28 de Março de 1840, tendo como comandante o tenente W. H. Wall, da marinha de guerra inglesa, numa viagem rodeada de tanto secretismo que o destino anunciado na imprensa foi Odessa. Em plena guerra do ópio entre Inglaterra e a China, com a bandeira da EIC hasteada, o navio viria a ter um efeito decisivo no desfecho do conflito. A primeira batalha em que participou foi logo em Janeiro de 1841.
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