quarta-feira, 3 de abril de 2024

Fotos de alunos das aulas de fotografia no Liceu de Macau

Neste post publico alguns exemplares dos milhares de fotografias do arquivo pessoal do professor António Andrade. São fotos de alunos das aulas de fotografia no Liceu de Macau na década de 1980.
Vista da fachada lateral - ginásio do lado esquerdo- onde ficava o campo de jogos virado para o hotel Sintra; em baixo uma vista aérea com o Liceu ao fundo vendo-se à direita a Escola Comercial (actual Escola Portuguesa)
Do arquivo pessoal do professor, que deveria ser digitalizado por instituições com responsabilidade na matéria, fazem parte milhares de registos fotográficos das décadas de 1970 e 1980. O professor privilegiou o registo a preto e branco denotando especial atenção a cenas do quotidiano com enfoque na figura humana.
Entre os muitos trabalhos que fez em Macau (onde chegou em 1974) o professor António Andrade foi ainda responsável pelo grafismo de várias publicações, incluindo capas de livros.
Jogando xadrez chinês
O descanso do homem de riquexó

Biblioteca Pública no jardim de S. Francisco junto ao cruzamento da Av. da Praia Grande com a Rua do Campo; ao fundo do lado direito o edifício Ribeiro, ao lado do Cineteatro.

Teatro Nam Van: inaugurado em 1964 já foi demolido

Cidade de Macau vista da Taipa

Mendigo no templo de A-Ma na Barra

Trabalhando em talha (madeira)

Curiosidade: Um artigo do professor intitulado "Macau Children's Art" foi publicado na conceituada revista Arts of Asia em 1977 e inclui ilustrações dos seus alunos no Liceu.
O professor António Andrade no Liceu de Macau

Agradecimento: ao Miguel Andrade pela cedência das imagens; as legendas são da minha responsabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário