sábado, 13 de abril de 2024

A Grande Dama do Chá

Publicado em 2020 A Grande Dama do Chá é um romance da autoria de Fernando Sobral, o último livro a ser editado antes da morte do autor em Maio de 2022.
Sinopse:
Macau, 1937. Com o rápido avanço do exército japonês em território chinês, a guerra chega silenciosamente à cidade. Muitos refugiados vêm de Xangai. Entre eles está Jin Shixin, que abre a mais famosa casa de chá de Macau e que passa a ser conhecida como A Grande Dama do Chá. Mas a sua verdadeira missão é outra. Ela faz parte da tríade Bando Verde, de Du Yuesheng, outrora o mais poderoso homem de Xangai. Em Macau também encontra refúgio Cândido Vilaça, saxofonista da Benny Spade Orchestra. Entre espiões japoneses, riquezas escondidas, o ópio, o jogo e os sonhos de alguns portugueses, os caminhos de Cândido e Jin cruzam-se. Dividido entre a música e a sobrevivência, o amor e a guerra, a liberdade e o compromisso, Cândido confronta-se com escolhas quase impossíveis. Tal como Macau.
Fernando Sobral (1960-2022) foi cronista e crítico cultural em vários jornais portugueses (Semanário, O Independente, Diário Económico, Se7e, Jornal de Negócios e Público). Publicou vários romances, como L. Ville, Ela Cantava Fados, O Segredo do Hidroavião*, A Grande Dama do Chá*, O Navio do Ópio*, além de livros de crónica e ensaio.
* obras relacionadas com Macau.

Sem comentários:

Enviar um comentário