"Verascope Richard - China - Macau (possessão portuguesa) - O Porto - Secagem de peixe"
A secagem do peixe no final do século 19 no Porto interior - ao fundo a ilha da Lapa - é o motivo desta imagem estereoscópica. Desta colecção - Verascope Richard - há ainda registos de Pequim e Hong Kong.
As primeiras máquinas fotográficas estereoscópicas foram construídas em 1849 recorrendo a um método sobretudo artesanal. Para obter as imagens tinha de se preparar no local uma emulsão que depois era espalhada em placas de vidro. Admite-se que a primeira máquina fotográfica estéreo compacta disponível comercialmente foi a Vérascope de Jules Richard (1848-1930) em 1893. Tinha uma placa de vidro no formato 45 × 107 mm, mais pequena que os formato até então existentes. O preço mais acessível permitiu que muitos amadores apaixonados pela fotografia pudessem comprar a sua própria câmera fotográfica. Já no último quartel do século 19 estas câmeras começam a ser produzidas em massa e as fotografias obtidas eram impressas em cartões que eram reproduzidos de forma massiva e depois podiam ser vistas em mecanismos próprios para o efeito.
Nota: Esta imagem foi muito provavelmente feita por Alfred Garrez, autor do livro "Au pays des pagodes, notes de voyage: Hongkong, Macao, Shanghai, Le Houpé, Le Hounan, Le Kouei-Tcheou" editado em Shangai em 1900. Ele passou por Macau em 1898 e no livro refere que levava consigo uma máquina fotográfica Vérascope tendo tirado milhares de fotografias na viagem.
Mais um 'stereo' da mesma época e também de uma cena marítima em Macau com a legenda "Macao - Le Port"
Sem comentários:
Enviar um comentário