domingo, 18 de dezembro de 2022

Cinematografo Victoria

Um notícia publicada no jornal A Verdade a 13 de Janeiro de 1910: "Inaugurou-se, na noite de domingo (8 de Janeiro), o novo teatro de cinematógrafo 'Vitória', construído sobre o terreno onde existia o edifício da Cadeia Pública. Agradecemos o convite que gentilmente nos foi feito para assistirmos à inauguração."
O referido cinematógrafo funcionou antes, em instalações provisórias num "barracão" na então denominada Rua da Cadeia, junto ao Largo do Senado.

Jornal A Verdade: 13.1.1910

A 20 de Junho de 1910 há registo do "trespasse do terreno onde se acha instalado o cinematógrafo Vitória, feito em nome de Bartolomeu Barreto a Ramon Ramos".
Ramon Ramos foi também o fundador de um cinematógrago em Hong Kong, primeiros em instalações provisórias e depois, em 1910, num edifício com o nome Victoria Theatre.
Nos primeiros anos eram projectados filmes mudos de curta duração. Veja-se por exemplo o programa dos dias 5 e 6 de Fevereiro de 1911 num total de 8 pequeno filmes, divididos por duas sessões com um intervalo de 10 minutos entre cada sessão: 
1ª sessão - Nick Carter e os ladrões; A loucura da Cristalina; Casaco animado; O amor mágico em jogo. 10 minutos de intervalo. 2ª sessão - As abelhas; A Rosa de Ouro; Os pacientes do Dr. Pudiente; O empregado perigoso.
Em 1915 a Illustração Portuguesa na edição de 20 de Dezembro publica uma fotografia do cinema - imagem acima - com a seguinte legenda: "O novo cinematografo 'Vitoria' na Avenida Almeida Ribeiro. Tem lugares para 1:200 espetadores". 
O edifício ficava numa esquina: A Avenida Almeida Ribeiro fica do lado esquerdo e do lado direito a Rua dos Mercadores. Em 1915 a referida avenida ainda não ligava totalmente o Porto interior à Praia Grande, havendo um troço do Largo Senado à Praia Grande que se denominava Av. do Coronel Mesquita.
Anúncio de 1921

Em cima um anúncio de 1921 publicado num jornal de Macau: "Cinematografo Victoria. A melhor casa de espectaculos do genero, em Macau. Mudança de programa quatro vezes por semana. Sempre em exibição as ultimas novidades sensacionais em filmes das melhores casas mundiais." 

Sem comentários:

Enviar um comentário