sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

A Lady's Visit to Manilla and Japan

Em meados do século 19 as viagens com objectivos de lazer eram uma raridade. Tal como os livros escritos por mulheres. A obra "A Lady's Visit to Manilla and Japan" (1863) de Anna D'Almeida, é uma dessas excepções e relata uma viagen por vários países do Extremo Oriente com passagem por Macau.
A inglesa Anne Harriette Pennington (nome da solteira) casou em Inglaterra no ano de 1860 com William Barrington d’Almeida. William era neto de José de Almeida Carvalho e Silva (1784-1850), médico da armada real portuguesa que chegou a Macau em 1810 e viria a mudar-se para Singapura onde morreu em 1850, e filho de Joaquim D'Almeida nascido em Macau em 1811.
A viagem de férias - ou de lua de mel - ocorreu entre Março e Julgo de 1862. O casal e a filha Rose partiram de Singapura a 2 de Março de 1862 e vão fazer escalas em Hong Kong, Manila, Maca, Xangai, Nagasaki, Yokohama, Amoy e Cantão. No regresso do Japão voltariam a passar por Macau, Cantão e Hong Kong.
O primeiro contacto com Macau não foi o melhor já que o vapor oriundo de Hong Kong - partiram às duas e meia da tarde - acabou por ficar atolado no Porto Interior o que atrasou bastante a viagem. Foi preciso esperar pela maré alta e só pouco antes da meia noite atracaram no Porto Interior. Dali foram transportados para o palácio do Barão do Cercal, na Praia Grande (mais tarde Palácio do Governo) onde iriam ficar como hóspedes. Sobre o palácio escreve: 
"A casa deles (onde moravam o barão, a baronesa, o filho destes e a nora) está encantadoramente situada perto da praia, na Praia Grande, com uma bela vista do porto e das ilhas ao longe com os topos das colinas claramente definidos contra o céu azul brilhante, dando beleza e variedade ao cenário."
Pintura da baía da Praia Grande. Autor anónimo.
1ª metade do séc.19
imagem não incluída no livro referido

Das visitas que fizeram em Macau destacam-se a ida à gruta de Camões, à fachada da igreja Mater Dei, a um templo chinês bem como pescarias junto à ilha Verde e passeios na Praia Grande: "A vista da cidade desde o porto é muito bonita. A parte voltada para o mar com suas inúmeras casas de aspecto europeu é conhecida como Praia Grande e forma uma bela meia-lua. À direita está o Forte de São Francisco". 
De Macau os Almeida seguem para Hong Kong onde embarcam no vapor Pekin que os leva até Nagasaki e Yokoama. No regresso a casa voltam a passar por Macau que dois dias antes tinha sido fustigada por um tufão, "um terramoto" nas palavras da autora. Diz ela que a Praia Grande ficou transformada num monte "pedras, paus e lama". Seguiram viagem até Cantão e depois Hong Kong de onde regressaram a casa em Singapura.
O relato de viagem, escrito por uma mulher e passado para um livro de quase 300 páginas é uma raridade para a época. Teve várias edições ao longo dos tempos - a última é de 2003. A autora morreu em 1866 com apenas 30 anos, pouco depois da publicação do seu livro. 
O marido também se iria estrear na literatura, em 1864, com a publicação de "Life in Java: With Sketches of the Javanese" (2 volumes).

Sem comentários:

Enviar um comentário