terça-feira, 28 de setembro de 2021

Jacinto de Deos: 1612-1681

Jacinto de Deos, foi um frade franciscano (recebeu o hábito em 1638) nascido em Macau em 1612 (século 17), filho de Pedro Soares e Cecília da Cunha.
Foi provincial da província da Madre de Deus dos Capuchos da Índia Oriental, lente de Theologia em Goa e Deputado do Santo Offício da Inquisição (de Goa). Morreu em goa em 1681.
Father Jacinto de Deus, a Macao - born Portuguese , wrote among other works the celebrated Vergel de Plantas e Flores which was a popular book in its days. HE was bor in Macau un 1612 and died in Goa by 1681.


Foi autor de obras - Charles Boxer apelidou-o de "ilustre macaense" - como:
- Vergel de plantas e flores da Província da Madre de Deos dos Capuchos Reformados da Índia Oriental (1690)
- Descripção do Império da China procedida de algumas notícias sobre os Conventos de S. Francisco e de Sta Clara em Macau (1878, impresso em Hong Kong) - ver excerto em baixo
- Escudo dos Cavalleiros das Ordens Militares (1670, Lisboa)

Em 1579 os padres capuchinhos espanhóis fundaram o que começou por chamar-se Convento de Nossa Senhora dos Anjos e depois conhecido como Convento de S. Francisco. Situava-se numa ponta de terra rodeada pelo mar por três lados, no extremo setentrional da baía da Praia Grande. Dispunha de uma fonte de boa água e gozava, naturalmente, de uma bela panorâmica. 
Na pequena elevação sobranceira, a norte, foi levantada a Ermida de Nossa Senhora do Rosário, local onde depois se construiu o Hospital de S. Januário. Durante algum tempo funcionou também ali um pequeno seminário. Anexo ao convento existiu, desde 1633 e até fins do século XIX, um convento de Clarissas, provenientes de Manila, que tinham igreja privativa.
Vejamos então a descrição feita por Jacinto de Deos sobre a fundação do Convento de Nossa Senhora dos Anjos.
Funda-se o Convento Capucho na Cidade de Macau no Reino da China
Fr Pedro de Alfaro e seus companheiros foram bem recebidos dos nossos portuguezes em Macau ou por novidade a que nossa nação é propensa ou por devoção de que sempre seus moradores foram bem acreditados em que muito me pudera alargar n esta escriptura se năo temera que por nascido no mesmo paiz poderei parecer suspeito e o quero deixar á fama e á experiencia. 
O bispo D Belchior não falte quem o chame patriarcha os quizera ter por hospedes em sua casa os reverendos padres da Companhia com sua costumada caridade e muitos cidadões com devota e politica emulação os convidavam elles ou por năo serem molestos que a hospedagem nắo tem de existencia para os applausos mais que tres dias ou por não faltarem a humildes exercicios escolheram o hospital dos leprosos a quem com caridade acudiam com humildade concertavam as camas e varriam a casa e assistiam ao serviço dos mais necessitados sem pejo de suas asquerosas e nojentas chagas grangearam com acção tão religiosa applausos e asseição que uns edificados asseiçoados outros e todos desejosos de lograr sua companhia e conversação lhes pediam edificassem convento para o que davam sitio e despesas que fr Pedro aceitou por ser mui conforme a seus intentos e se deu principio no anno de 1579 no mez de novembro sobre um pequeno montě na parte do oriente em respeito da cidade no começo de uma formosa praia cujas ondas de continuo ferem os muros que a cercam ficando o convento com a vista para o mar ao leste norte e meio dia e das muitas ilhas que por essas partes lançou a natureza e tambem do principal da cidade que fica ao occidente. *
O amor da pobreza foi o engenheiro d esta machina que em nada passou das calculações e linhas de sua geometria.
 O zelo das almas lhe acrescentou um seminario em que se criassem 20 meninos ou dos que convertessem do gentilismo ou dos já convertidos porque bem instruidos nos mysterios de nossa santa fé fossem prégadores dos seus naturaes que é certa grangearia a similhança ou identidade da natureza e propriedade da lingua. Aqui prégaram com tanto zelo e fervor que inda os que ignoravam o idioma castelhano se moviam de suas acções a internos sentimentos particularmente fr João Baptista que com espirito imitado no nome gosava o dom d este ministerio seguindo as claras verdades do precursor. Faziam o divino officio com solemnidade e devoção e tinham suas horas de oração com tắo indispensavel exercicio como em convento de maior numero porque o espirito e não a quantidade notavel é quem faz a religião e sustenta a reformação eo tempo que lhes restava se consumia parté no ensino dos meninos parte na visita do hospital de que se não esqueciam obrigados do primeiro hospicio e grande tempo em aprender a lingua china com presupposto de tornar a Cantão alguns d elles. 
Cresceu a fama com opinião de santidade invejou o demonio nossa gloria e utilidade do proximo que não só os christă os melhoravam a vida uns e outros a emendavam mas muitos pagãos se convertiam e do sertão vinham alguns bonzos que săo seus religiosos á nossa cidade vêr estes novos religiosos como maravilha e um d elles vencido da razão pediu entrada em o seio da Egreja tres dos nossos lusitanos tomaram o nosso habito que fr Pedro como custodio conhecendo que a causa que os movia era divina lhes deu e professaram e se chamaram fr Antonio dos Martyres fr Boaventura de Lisbôa e fr Bernardino de Jesus Nắo soffreu o demonio que estes servos de Deus em paz lucrassem tanto o celeiro da gloria incitou que alguns dos mesmos que antes os chamaram procurassem depois sua expulsão como fizeram os judeus a Christo Senhor nosso em Jerusalem que lhe solemnisaram com magestade a entrada e com afrontas lhe procuraram a morte.
A aversăo entre a nossa nação portugueza ea casteIhana é comnatural em que já não desmerecem nem merecem Esta tomaram por pretexto resentindo o mal que tomaria o vice rei admittirem na nossa cidade alheia nação inda que fosse em ordem á religião por apagar e matar este fogo que ia ardendo se resolveu fr Pedro de Alfaro deixando o governo do convento e subditos a cargo de fr João Baptista partir se para Gôa e apresentar se ao vice rei e arcebispo. E já que esta nobilissima e christianissima cidade de Macau foi meu patrio berço devo agradecimento ás memorias de fr Pedro de Alfaro que com a fundação d esse convento a authorisou e aproveitou e as devo fazer mui particulares de sua violenta mas gloriosa morte.
* Neste sitio está actualmente construido o quartel do batalhão de infanteria tendo sido demolido o antigo convento no anno de 1864. 

1 comentário: