quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Cidade Criativa da UNESCO em Gastronomia


A directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, anunciou há momentos que “Macau, China” é membro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UNESCO Creative Cities Network - UCCN) na área da Gastronomia. Macau tornou-se assim na terceira Cidade Criativa de Gastronomia na China, depois de Chengdu e Shunde. A UCCN cobre sete áreas criativas: artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, música, artes e m...edia.
Macau detém agora um novo estatuto que se espera vir a atrair uma série de novas oportunidades para promover a cultura gastronómica única de Macau e desenvolver uma indústria de turismo sustentável, numa altura em que a cidade move esforços para se transformar num centro mundial de turismo e lazer.
A designação de Macau como Cidade Criativa da UNESCO em Gastronomia vem adicionar mais uma emblemática marca ao portfólio da cidade, que incluía já o Centro Histórico de Macau, inscrito como Património Mundial da UNESCO em 2005, e no seguimento da inscrição no Registo da Memória do Mundo da UNESCO da colecção denominada “Chapas Sínicas” (Registos Oficiais de Macau durante a Dinastia Qing (1693-1886)). Macau é membro associado da UNESCO desde 1995.
Para celebrar a eleição de Macau como Cidade Criativa da UNESCO em Gastronomia, serão realizadas uma série de actividades de divulgação e sensibilização a nível local e internacional. Várias iniciativas serão também realizadas em diversas frentes, incluindo no reforço da formação profissional, organização dum fórum de gastronomia internacional como evento anual, participação em eventos internacionais de intercâmbio organizados pelas diferentes Cidades Criativas, bem como criar uma unidade de gestão que inclui os sectores público e privado para implementar e supervisionar todas as iniciativas e projectos realizados, entre outros. Todas as acções e iniciativas serão conduzidas em consonância com a missão da UCCN de usar a criatividade como motor para um desenvolvimento urbano sustentável. Texto e Imagens: Turismo de Macau (1.11.2017)


Nota: também nesta data a colecção “Chapas Sínicas”, que compreende 3.600 documentos de história sobre a relação entre Portugal e Macau foi inscrita no Registo da Memória do Mundo da UNESCO.

Sem comentários:

Enviar um comentário