sábado, 18 de novembro de 2017

Ruínas de S. Paulo: estátuas da fachada

Na fachada da antiga Igreja Mater Dei (23 metros de largura e 25,5 metros de altura), conhecida por Ruínas de S. Paulo,  por entre colunas jónicas e janelas podem ver-se sete estátuas de bronze, muito provavelmente criadas na fundição de Manuel Tavares Bocarro que, na primeira metade do séc. XVII, época da construção da igreja, fabricava em Macau canhões de ferro e de bronze.
No nível três destacam-se as estátuas dos fundadores da Companhia de Jesus: S. Francisco Xavier(1506-1552), Sto. Inácio de Loyola (1491-1556) - este dois canonizados na época, estão ao centro da entrada; S. Luís Gonzaga (1568-1591) e S. Francisco de Borja (1510 – 1572), este dois últimos, era beatos na época, e estão nas extremidades.
Já na parte do frontão triangular, estão as estátuas da Virgem Maria e do Menino Jesus. No topo, está a pomba que representa o "Espírito Santo".
Mais sobre as "ruínas" aqui ou seguindo as 'etiquetas'

1 comentário:


  1. Então e o Simão Rodrigues não foi representado ?!

    ...Em 15 de agosto de 1534, Inácio e seis outros estudantes[5] (o francês Pedro Fabro, os espanhóis Francisco Xavier, Alfonso Salmerón, Diego Laynez, e Nicolau de Bobadilla e o português Simão Rodrigues) encontraram-se na Capela dos Mártires, na colina de Montmartre, e fundaram a Companhia de Jesus....

    ResponderEliminar