quinta-feira, 28 de abril de 2016

Instituto Salesiano: desde 1906


Numa altura em que se equaciona a demolição do edifício mais antigo do Instituto Salesiano - albergava o dormitório e a cantina - recordo a história resumida desta escola católica para rapazes cujo lema em latim é Puri et fortes. Domingos Lam, primeiro bispo chinês de Macau, foi aluno do IS.
Os primeiros padres salesianos chegaram a Macau, em 13 de Fevereiro de 1906, devido aos esforços do Bispo João Paulino de Azevedo e Castro. Foram eles, os padres Luís Versiglia, Ludovice Olive e João Fergnani, acompanhados dos mestres de oficinas Feliz Borsio, Luís Carmagnala e Gaudencio Rota. Fundaram o Orfanato da Imaculada Conceição, para as crianças chinesas. 
O primeiro prédio do Instituto Salesiano da Imaculada Conceição - 澳門慈幼中學 - foi aberto a 1 de Abril de 1906, no n.º 3 da Rua da Prata. Foi depois transferido para o edifício da Rua de S. Lourenço. Em 1923 foi inaugurado um novo edifício na Calçada da Paz que tinha a separá-lo do edifício da Rua de S. Lourenço, um jardim onde se encontra o monumento à Nossa Senhora Auxiliadora (inaugurado em 1 de Abril de 1934). 

Quem conhece o espaço actual vai reconhecer esta 'abertura'...

Já na década de 1990 uma parte do edifício actual na rua de S. Lourenço foi demolida (a parte da escola secundária).

 Em 1956 (em cima) e actualmente (em baixo) na Rua do Padre António

Sem comentários:

Publicar um comentário