sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Um Sonho Oriental

"Macau, um sonho oriental" é o titulo de um projecto musical, com texto de José Jorge Letria e música de Carlos Alberto Moniz, editado pelo IPOR – Instituto Português do Oriente em 1993.
Em 2014 voltaria a ser divulgados integrando o volume 17 da revista Povos e Culturas, do CEPCEP – Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa.
A história é protagonizada por um marinheiro português chamado Aires Vicente que parte de Lisboa rumo ao Oriente. “Velejámos, navegámos / passámos rios a vau / e vogando nos mares da China / lançámos ferro em Macau”. No fim, retorna ao país de origem, já que “não podem durar para sempre / as viagens de aventura / que o sonho navegante / só é sonho enquanto dura”.
Temas: “Não vás para o mar, homem”, “Rumando a Oriente”, “Aires Vicente, um marinheiro português”, “Os bens de Macau”, “Na Gruta de Camões”, “Luís Vaz de Camões”, “Frei Tomé de Jesus”, “O homem da ‘Peregrinação’”, “Com o Hai-Tu de Cantão (e Leonel de Sousa)”, “Um Leal Senado”, “Um homem vindo de longe (Sun Yat Sen)”, “Pessanha e Patrício”, “Bocage: o amargo riso”, “Venceslau de Morais” e “Regresso de Aires Vicente”.
Dos textos fazem ainda parte poemas de Miguel Torga, Li Bai, Qu Yuan e Camilo Pessanha, Sophia de Mello Breyner, Roberto Carneiro, Han Yu, Antero de Quental, uma antiga cantiga em patuá (autor anónimo) e um extracto da “Peregrinação”.
Deram voz artistas como Helena Vieira, Fernando Serafim, Lia Altavilla, Pedro Chaves, António Wagner Diniz, Alberto Lobo da Silva, Alberto Silveira, Paulo Bragança e Maria do Céu Guerra (narração), entre dezenas de outros músicos.





Sob o mesmo título - nome de um soneto de Antero de Quental - foi editado pelo IPOR um conjunto de 13 postais ilustrados da autoria do macaense Victor Marreiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário