sábado, 6 de setembro de 2014

Lanternas de Macau em Cascais e no Seixal

Inserido no âmbito das comemorações dos 650 anos da Vila de Cascais, a 3ª edição do Lumina, que decorrerá de 12 a 14 de Setembro, conta com 26 obras oriundas de diversos países e que estarão expostas em 26 diferentes locais da vila, constituindo um percurso que irá proporcionar momentos de descoberta, magia e grande emoção junto do público.
O Turismo de Macau marca presença no evento com centenas de Lanternas Chinesas vindas directamente de Macau para encaminhar o público ao longo de duas zonas do Percurso de Luz (Avenida Valbom e Rua Francisco Arouca), celebrando assim a ligação entre Macau e Cascais e vinculando ainda uma parte da História de Portugal em que o mar fazia a união com o Oriente.
Para além das lanternas Chinesas, um Vídeo Mapping 3D apresentado sobre a fachada do Museu do Mar, servirá para realçar a ligação entre Portugal e Macau através do mar. 
A arte do fabrico de lanternas, está profundamente enraizada na cultura chinesa e pode ser apreciada em duas festividades. Primeiro no Festival das Lanternas (Yuan Xiao) que ocorre no final das celebrações do ano novo lunar (entre Janeiro e Fevereiro no Ocidente) e que anuncia a chegada da Primavera, e depois no Festival da Lua que acontece no 15º dia do 8º mês lunar do calendário chinês (normalmente em meados de Setembro no calendário gregoriano), que coincide com o equinócio de Outono do calendário solar. 
Por estes dias as pessoas reúnem-se nos núcleos de amigos e familiares, trocando ofertas entre si, comem os chamados bolos lunares (ut peang), fazem passeios com lanternas iluminadas, brincam com fogos de artifício e divertem-se a ver a lua cheia. Segundo a tradição o facto da lua estar cheia por esta altura é revelador do seu maior esplendor e o momento ideal para comemorar as colheitas do Verão.

Sem comentários:

Enviar um comentário