sábado, 25 de janeiro de 2014

Caderneta "Maravilhas de Portugal"

A caderneta de cromos "As Maravilhas de Portugal" inclui as principais maravilhas de Portugal na década de 1960 bem como das ex colónias / províncias ultramarinas: Moçambique, Angola, Índia, Timor, Macau, Guiné, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.
Ao longo dos anos existiram diversas edições idênticas, todas inspiradas no modelo espanhol "Belezas de España" editado pela Bruguera em 1959. A primeira edição teve 15 mil exemplares. É de Junho de 1963 da editorial Ibis. A caderneta era composta por 260 cromos fotográficos acompanhados de um pequeno texto.
No que a Macau diz respeito apresenta-se uma fotografia panorâmica da Praia Grande tirada a partir do Monte da Guia, destacando-se o Convento do Precioso Sangue, os aterros da baía e o hotel Boa/Bela Vista. A imagem, originalmente a preto e branco, foi depois 'pintada', técnica muito habitual naqueles anos.
O texto, embora curto, inclui muitos erros. "Macau é uma província portuguesa na China Meridional. É constituída pela Cidade de Santo Nome de Deus de Macau e um arquipélago. Foi Fernão Peres de Andrade que em 1568 ali levantou uma feitoria com 900 homens. Em 1848 foi nomeado governador o oficial de Marinha, João Maria Ferreira do Amaral e em 1887 estabeleceu-se o tratado entre Portugal e a China que estipula Macau como território português".
A designação da cidade não inclui o termo "santo" como tantas e repetidas vezes encontramos; a cidade de Macau está numa península  e o território inclui ainda as ilhas da Taipa e de Coloane; Peres de Andrade chegou mais cedo a Macau e a data tida como sendo a do estabelecimento oficial dos portugueses é 1554; Ferreira do Amaral tomou posse em 1846 e fora nomeado governador um ano antes.

Sem comentários:

Enviar um comentário